Topo

Esse conteúdo é antigo

Escritor Olavo de Carvalho é internado nos EUA, mas passa bem

Olavo de Carvalho foi internado nos Estados Unidos, mas passa bem e deve receber alta amanhã - Reprodução/TV Globo
Olavo de Carvalho foi internado nos Estados Unidos, mas passa bem e deve receber alta amanhã Imagem: Reprodução/TV Globo

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

13/04/2021 18h06

O escritor e ideólogo Olavo de Carvalho, considerado o guru da família do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi internado com crise respiratória nos Estados Unidos, mas passa bem e deve receber alta amanhã, segundo informou a mulher dele, Roxane Andrade de Souza.

Olavo de Carvalho tem 73 anos e mora com a mulher em Richmond, no estado norte-americano de Virginia.

Ao UOL, Roxane contou que Olavo nasceu com um tumor atrás da traqueia e que, após a realização de cirurgia tardia, ocorrida há cerca de três anos, ele tem sofrido com efeitos secundários.

"Durante setenta anos esse tumor ficou estável. Um dia, por atrito, ele quebrou a traqueia e teve de ficar no hospital onde lhe fizeram um enorme corte nas costas. Desde então, ele tem, de tempos em tempos, vários efeitos secundários da operação", afirmou ela.

Nas redes sociais, a equipe de Olavo de Carvalho informou que ele havia sido hospitalizado com problemas respiratórios, mas que o quadro não é considerado grave e pediu orações a seguidores.

Em fevereiro de 2020, Olavo já havia sido internado com crise respiratória devido à complicação dessa mesma cirurgia na qual retirou um tumor de nascença pelas costas. "Mas o que aconteceu agora foi muito menos grave", minimizou Roxane.

Aula direto do hospital

Segundo a equipe, mesmo hospitalizado, o escritor e professor Olavo de Carvalho gravou vídeo para aula inaugural de seu curso e que irá ao ar na noite de hoje.

O tema será "Ciência política: saber prever e poder".