Brasil precisa de mais segurança jurídica no agronegócio, diz deputado
O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária na Câmara dos Deputados, Sérgio Souza (MDB-PR), disse hoje que o Brasil precisa de mais segurança jurídica para o agronegócio no país. Para ele, a falta de mais regulamentação do setor prejudica a imagem do produtor rural.
"Há muita difamação do produtor rural dentro do Brasil e também lá fora. Tem produtores rurais que têm má-fé, que promovem desmatamento e queimadas ilegais? Tem, claro que tem. Não negamos isso. No entanto, a grande maioria, quase que a totalidade, é de boa-fé, faz a melhor produção rural do mundo", defendeu Souza, em entrevista à CNN.
O deputado afirmou que o STF (Supremo Tribunal Federal) precisa dar uma decisão sobre processos que estão na Corte sobre o setor, sem especificar quais.
Para nós avançarmos em segurança jurídica, precisamos que o Supremo decida algumas questões que estão lá paradas, que o governo nos ajude, e precisamos avançar em algumas pautas no Congresso, como licenciamento ambiental, regularização fundiária e outras
Sérgio Souza
Souza também defendeu mudanças na fiscalização das ações rurais, principalmente sobre a divisão de competência entre o governo federal, estados e municípios.
"O que estamos precisando é fazer uma grande reforma, administrativa, definirmos as competências e entendermos, estados, União e municípios, que precisamos mitigar por vez essa imagem do Brasil, de efeitos negativos, e combater com veemência o desmatamento ilegal, as queimadas ilegais e a produção agropecuária de forma ilegal", afirmou.
Cúpula do Clima
Em meio aos debates da Cúpula de Líderes sobre o Clima, que acontece hoje e amanhã, o deputado defendeu que é preciso mudar a imagem que o brasileiro e o mundo têm sobre a agropecuária no país.
O parlamentar espera que o governo brasileiro saia da cúpula "de cabeça erguida e com uma resposta, inclusive com recursos para combatermos o desmatamento e queimadas ilegais no Brasil".
Estamos inclusive organizando uma campanha mundial através das entidades que representam o agro no Brasil de forma organizada (...) para mostrarmos que quase a totalidade do produtor rural brasileiro produz na forma mais correta, como plantio direto na palha, preserva a natureza, tem reserva legal na sua propriedade, cuida da mata ciliar, não promove desmatamento, usa de forma adequada os defensivos agropecuários, tem o manejo todo na sua probidade e faz os alimentos de qualidade para alimentar os brasileiros e também o restante do mundo
Sérgio Souza
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.