Topo

Esse conteúdo é antigo

Embaixador diz que a China é o principal fornecedor de vacina ao Brasil

Yang Wanming, embaixador da China - Adriano Machado/Reuters
Yang Wanming, embaixador da China Imagem: Adriano Machado/Reuters

Colaboração para o UOL

27/04/2021 22h13Atualizada em 27/04/2021 23h35

No mesmo dia em que o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que "chinês inventou o vírus" e fez uma crítica à vacina desenvolvida no país asiático, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, postou no Twitter que "a China é o principal fornecedor de vacinas e insumos ao Brasil". Wanming não chegou a citar o nome do ministro.

"Até o momento, a China é o principal fornecedor das vacinas e os insumos ao Brasil, que respondem por 95% do total recebido pelo Brasil e são suficientes para cobrir 60% dos grupos prioritários na fase emergencial. A Coronavac representa 84% das vacinas aplicadas no Brasil", postou Wanming.

A fala aconteceu em uma reunião do Conselho de Saúde Complementar pela manhã. Guedes não sabia que o encontro estava sendo gravado e transmitido pelas redes sociais, segundo a Folha.

À noite, em entrevista coletiva, o ministro da Economia se justificou. Disse que usou uma "imagem infeliz" ao falar que o "chinês inventou o vírus" e que a vacina da China é menos efetiva do que a dos norte-americanos.

Segundo Guedes, a intenção era ressaltar a necessidade do setor privado no auxílio ao combate à pandemia de covid-19. Justificou que, ao dar esse exemplo, quis dizer que quando um vírus atinge "uma economia de mercado forte, como os Estados Unidos", encontra empresas que têm "capacidade de pesquisa" para "produzir resposta", mesmo sem conhecer a doença previamente.

O ministro da Economia disse que é muito grato à China "por terem nos enviado a vacina" e lembrou que foi vacinado justamente com a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

"Então eu não vou falar mal da vacina", disse. "Fui avisado pelo próprio presidente que o próprio ministro França [Carlos Alberto França, das Relações Exteriores] entraria em contato para tirar o mal entendido", afirmou. Guedes disse não temer repercussão negativa pelas declarações.

A Folha informou que, durante a reunião, o ministro disse "não mandem para o ar" o vídeo, ao ser informado sobre a gravação, e pediu para fazer esclarecimentos sobre declarações sobre a saúde e educação pública.

Nas declarações, Guedes não citou especificamente a qual vacina chinesa se referia. No Brasil, é aplicada a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.