Ministro do TCU próximo de Renan deve indicar técnico para CPI da Covid
O relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), deverá pedir sugestão ao ministro do TCU Bruno Dantas para escolher o técnico do Tribunal de Contas da União que será requisitado para auxiliar nas investigações do colegiado. Dantas é próximo à cúpula emedebista.
A escolha de um delegado da PF (Polícia Federal) para ajudar na CPI também será do relator. O nome do policial federal ainda não está fechado, segundo fontes ligadas à comissão.
As requisições foram acordadas na reunião da última quarta-feira (28), quando representantes do chamado "grupo dos sete", que reúne parlamentares da oposição e dos classificados como independentes na CPI, se encontraram na casa do presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM). Na reunião, ficou decidido que Renan teria a liberdade de escolher os nomes.
Vale lembrar que a indicação de Dantas ao TCU foi feita em abril de 2014, quando, com sua aprovação, ele se tornou o mais jovem ministro a ser empossado no tribunal, à época com 36 anos.
A indicação veio em acordo com o MDB, sendo justamente o senador Renan Calheiros o presidente do Senado à época. Na ocasião, o agora ministro recebeu 47 dos 60 votos dos senadores que compareceram à sessão para a sua escolha.
Atualmente, o ministro Bruno Dantas é vice-presidente e corregedor do TCU.
Outras nomeações
O colegiado também nomeará um especialista na área da epidemiologia para atuar junto à CPI. O nome, porém, ainda não foi definido.
As nomeações dos novos integrantes da comissão de inquérito ainda não têm data para acontecer, mas deverão ocorrer o mais cedo possível, segundo explicou um assessor próximo ao senador emedebista.
O alagoano também deverá requerer o compartilhamento dos relatórios do TCU sobre a atuação do governo federal no enfrentamento à pandemia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.