Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre Casildo Maldaner, ex-governador de SC, aos 79 anos

Casildo Maldaner, ex-governador de SC - Geraldo Magela/Agência Senado
Casildo Maldaner, ex-governador de SC Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

Colaboração para o UOL

18/05/2021 09h44

O ex-governador de Santa Catarina Casildo Maldaner morreu na noite de ontem, aos 79 anos. O político foi vítima de câncer e estava internado desde domingo em um hospital de Florianópolis.

Em nota, o MDB catarinense confirmou a morte de Maldaner. "Além de suas realizações e conquistas, Casildo será lembrado também pela sua determinação, alegria e força. Enquanto presidente de honra do MDB dedicou-se em motivar e estimular as nossas bases e apoiar as novas lideranças que surgiam", diz o comunicado.

Maldaner iniciou a vida pública em 1962 como vereador em Modelo. Foi presidente do MDB em Santa Catarina, deputado estadual, deputado federal e senador. Em 1986, foi eleito vice-governador e assumiu a gestão do estado em 1990, após a morte de Pedro Ivo.

Após a confirmação da morte, o atual governador de SC, Carlos Moisés (PSL), decretou luto de sete dias. "Ele teve uma trajetória pública dedicada aos catarinenses e conquistou admiração e respeito de todos nós", escreveu nas redes sociais.

O velório de Casildo Maldaner acontece hoje na Alesc (Assembleia Legislativa de SC), das 10h às 13h, seguindo os protocolos de prevenção contra a covid-19. Na sequência será realizada uma cerimônia de cremação no Jardim da Paz, reservada à família e amigos próximos.