Topo

Esse conteúdo é antigo

Assembleia do RJ revoga entrega de maior honraria do estado a Dr. Jairinho

Vereador Dr. Jairinho é acusado de torturar e matar seu enteado, Henry Borel - Saulo Ângelo/Futura Press/Estadão Conteúdo
Vereador Dr. Jairinho é acusado de torturar e matar seu enteado, Henry Borel Imagem: Saulo Ângelo/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

19/05/2021 16h12Atualizada em 19/05/2021 16h44

A Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) revogou hoje a entrega da Medalha Tiradentes, a maior honraria do estado, ao vereador Dr. Jairinho (sem partido), acusado de ser um dos responsáveis pela morte de Henry Borel.

A aprovação da revogação da honraria ao vereador foi feita em discussão única pela Alerj. A proposta para tirar a Medalha Tiradentes de Dr. Jairinho foi feita pelo deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB).

"Acho que quem é suspeito de cometer crimes dessa gravidade com tantas provas não pode permanecer com um título como a Medalha Tiradentes, honraria tão especial dada pelo estado", disse o deputado após a aprovação da proposta.

"Sou pai, avô e bisavô e sei o quanto as crianças são indefesas e precisam de nós, adultos. O vereador Dr. Jairinho foi indiciado por homicídio do seu enteado Henry, de 5 anos, e ainda responde por tortura a uma outra criança. Essas histórias doem na alma da gente", continuou.

Jairinho foi condecorado com a Medalha Tiradentes pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em 2007. Na época, a proposta foi feita pelo hoje ex-deputado estadual Antônio Pedregal.

Na época, Pedregal argumentou que Jairinho era um dos "mais valorosos cidadãos" do RJ, um "jovem de extrema seriedade no cumprimento do dever", para pedir a condecoração do vereador.

Tanto Jairinho como Monique estão presos preventivamente. No início do mês, a Câmara de Vereadores do Rio exonerou todos os 20 assessores do gabinete do médico, que também já não recebe mais salário como parlamentar.

Jairinho enfrenta um processo no Conselho de Ética da Câmara. Caso a instância aprove um parecer a favor da cassação do mandato do vereador, o processo vai para votação no plenário da Casa.