Topo

Esse conteúdo é antigo

'Brasil é pária mundial', diz Lula a jornal britânico

Lula criticou o governo do atual presidente, mas não confirmou se será candidato em 2022 - Victor Moriyama/Getty Images
Lula criticou o governo do atual presidente, mas não confirmou se será candidato em 2022 Imagem: Victor Moriyama/Getty Images

Colaboração para o UOL

21/05/2021 09h50

O ex-presidente Lula (PT) deu uma entrevista para o jornal britânico The Guardian, na qual afirmou que o Brasil está excluído dos outros países e criticou o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido). "O Brasil é pária mundial", disse.

O petista disse não existir uma nação com credibilidade que atualmente goste do Brasil. "Não tem país que queira receber o presidente brasileiro e nenhum líder internacional quer vir para cá", criticou. Lula ecoou sentimentos parecidos na entrevista dessa manhã com a Rádio Tupi.

O Guardian destacou que a maré política virou em favor do ex-presidente e citou a pesquisa da Datafolha simulando as eleições de 2022. Caso Lula concorra para a presidência, ele ganharia de Bolsonaro, inclusive em um segundo turno entre os dois.

No entanto, Lula não confirma se vai concorrer na próxima campanha. "Terei 77 anos no ano que vem. Achei que isso era velho. Mas vi Biden vencer as eleições (americanas) aos 78 e pensei 'bem, sou um garoto comparado a Biden, então talvez eu fique bem'", contou.

O petista falou ter corrido oito quilômetros antes de conceder a entrevista e que o normal, para ele, é correr nove quilômetros. "Porque andar pelo Brasil será difícil, cansativo e eu preciso deixar minhas pernas prontas para consertar os problemas do país."

O político afirmou também não precisar fazer promessas, porque já fez as coisas acontecerem no país antes. Lula disse não se importar com os insultos que o atual governo fez a ele e não ter interesse em fazer uma campanha suja.

Pelos últimos dois ou três anos, Bolsonaro mal disse meu nome, porque achou que eu estava fora do jogo - agora ele percebe que estou segurando as melhores cartas e, se fosse pôquer, ele já teria perdido.
Lula

Sobre a gestão do atual presidente, o petista afirmou que Bolsonaro não é um ser humano comum. "Estamos lidando com um psicopata, que não possui a menor habilidade para governar", criticou. Lula também apontou erros na gestão brasileira da pandemia e disse que metade das mortes poderia ter sido evitada.

O jornal britânico lembrou de quando Bolsonaro chamou a crise do coronavírus de "gripezinha" e o apontou como um apoiador do movimento anti-ciência, que se recusa a usar máscara e promover o distanciamento social da população. Mesmo que o presidente não sofra impeachment e escape da CPI da covid, ele "será julgado pelo povo brasileiro em 2022", segundo Lula.

Marque minhas palavras: não será Lula que derrotará Bolsonaro. Não será outro candidato que vencerá Bolsonaro. O povo brasileiro se libertará de Bolsonaro.
Lula