Topo

Esse conteúdo é antigo

CPI da Covid perde chance de ser útil, diz Bolsonaro e critica Renan e Omar

2.jun.2021 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante pronunciamento em rede nacional de rádio e TV - Anderson Riedel/PR
2.jun.2021 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante pronunciamento em rede nacional de rádio e TV Imagem: Anderson Riedel/PR

Do UOL, em São Paulo

03/06/2021 20h33

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar hoje os trabalhos da CPI da Covid, que apura as ações do governo federal frente ao combate à pandemia. Segundo ele, a CPI perde "a chance de ser útil" e criticou o presidente da comissão o senador Omar Aziz e o relator Renan Calheiros.

"A CPI poderia falar sobre o lockdown na Argentina, o país que mais fechou tudo e que mais morre por milhão de habitantes", disse na live desta quinta-feira (3). "Em função disso, o que está acontecendo com a Argentina, tomando medidas de fazer inveja a Hugo Chávez. Espero que mude tudo isso lá."

"Fizeram uma opção equivocada no passado, e tão perdendo uma opção de ser útil. Ficam lá três marmanjos, Renan Calheiros, Phd em inquéritos no supremo, o Omar Aziz que conhece tudo de saúde no seu estado, acusado de um monte de coisa, o outro lá, aquela pessoa lá do amapá, outro senador, fica maltratando pessoas que falam o que eles não gostam de ouvir, inclusive duas mulheres. Nise Yamaguchi e Mayra, duas excepcionais profissionais, entendem do assunto, que defendem o tratamento imediato."

"Agora aquela pessoa que é contra o tratamento imediato e não da alternativa é no mínimo canalha. Eu tomei aquele remédio (não vou falar aqui para não cair a live). Senti mal há poucas semanas, tomei o mesmo remédio. No dia seguinte, fiz o teste, e por coincidência não estava infectado. Se tivesse, apontaria. E tudo bem. E quase 200 pessoas da presidência que foram contaminadas tomaram aquele remédio."

"Uma figura desqualificada como Renan Calheiros, ou Otto, ou Omar Aziz. Não tem cabimento. CPI é coisa séria. No passado, CPIs eram coisas sérias. Pessoal acha que com uma CPI vai derrubar o presidente. Vai derrubar por quê? Tão apurando desvios de recursos? Não né, até porque o Renan falou que essa CPI não será usada para apurar desvios de recursos."