Topo

Esse conteúdo é antigo

Leal e competente, diz FHC sobre Marco Maciel; veja homenagens

Do UOL, em São Paulo

12/06/2021 08h55Atualizada em 12/06/2021 12h46

Alguns políticos começaram a usar as redes sociais para dedicar homenagens após a morte do ex-vice-presidente da República Marco Maciel.

No Twitter, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) caracterizou o político como leal.

Morreu hoje Marco Maciel. Exerceu a vice-presidência nas duas vezes em que fui Presidente. Se me pedirem uma palavra para caracteriza-lo diria: lealdade. Viajei muito, sem preocupações: Marco exercia com competência e discrição as funções que lhe correspondiam. Deixa saudades.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que Maciel era um democrata "aberto ao diálogo".

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), também se manifestou.

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), lembrou de um comício no Paraná em que Maciel estava com ele, como presidente nacional do PFL, hoje DEM. O evento o marcou porque foi a primeira vez que Barros ganhou uma eleição de virada.

Ciro Gomes, vice-presidente do PDT e pré-candidato à Presidência nas eleições de 2022, lamentou o ocorrido.

Lamento a morte do ex-vice-presidente do Brasil, Marco Maciel. Homem decente e de espírito público, dignificou as melhores tradições pernambucanas na política brasileira. Meus sentimentos à família e amigos.

Presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto afirmou que Maciel foi inspiração para sua trajetória na política.

Em minha trajetória, pude me inspirar e aprender com seus ensinamentos.

Os deputados federais Silvio Costa Filho e Júlio Delgado, o senador Fernando Bezerra, o ex-ministro da Educação Mendonça Filho e outros nomes também prestaram homenagens.

Confira:

O advogado Marco Maciel, que ocupou a vice-presidência da República entre 1995 e 2002, morreu na madrugada de hoje aos 80 anos. Ele estava internado em um hospital de Brasília para tratar de complicação do mal de Alzheimer.

Durante a carreira política, Maciel foi deputado estadual, federal, senador e governador de Pernambuco. No governo de José Sarney, o pernambucano ocupou os cargos de ministro da Casa Civil e da Educação.