Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre aos 80 anos o ex-vice-presidente da República Marco Maciel

Do UOL, em São Paulo*

12/06/2021 08h41Atualizada em 12/06/2021 13h25

O advogado Marco Maciel, que ocupou a vice-presidência da República entre 1995 e 2002, morreu na madrugada de hoje aos 80 anos. Ele estava internado em um hospital de Brasília para tratar de complicação do mal de Alzheimer. A morte foi confirmada pelo DEM, partido ao qual era filiado.

O velório será realizado no Salão Negro do Senado Federal das 14h30 às 16h30. O sepultamento ocorrerá no Campo da Esperança, às 17h, em Brasília.

Em nota, o presidente do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto disse que Marco Maciel "foi um dos mais importantes quadros do partido" e "escreveu história irretocável de dedicação ao país".

Durante a carreira política, Maciel foi deputado estadual, federal, senador e governador de Pernambuco. No governo de José Sarney, o pernambucano ocupou os cargos de ministro da Casa Civil e da Educação.

Filiado ao então PFL — hoje DEM —, Maciel compôs como vice-presidente a chapa vencedora de Fernando Henrique Cardoso nas eleições de 1994 e de 1998. Ao deixar o cargo após 8 anos, elegeu-se senador em 2002, completando o mandato em fevereiro de 2011.

Político influente no cenário político brasileiro, ele teve trajetória importante também pelo Arena, tendo sido presidente da Câmara dos Deputados entre 1977 e 1979 durante o governo Ernesto Geisel, na Ditadura Militar.

Morre o ex-vice-presidente da República Marco Maciel

Trajetória

Natural de Recife, Marco Maciel iniciou carreira política quando ainda era estudante de direito. Em 1966, foi eleito deputado estadual. Em 1977, já deputado federal, tornou-se presidente da Câmara.

Na década de 80, foi governador de Pernambuco, ministro da Casa Civil e, posteriormente, ministro da Educação.

Em 1995, tornou-se o 22º vice-presidente da República durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Manteve-se no cargo até o fim do mandato de FHC, em 2002. Eleito senador pela terceira vez, exerceu o cargo até fevereiro de 2011. Aos 76 anos, ele se afastou da política por motivos de saúde.

Repercussão

O DEM emitiu uma nota lamentando a morte, assinada pelo presidente do partido, Antonio Carlos Magalhães Neto. Veja abaixo

Neste 12 de junho, o Democratas se despede, já com o coração saudoso, de um dos seus fundadores. Marco Maciel foi um dos mais importantes quadros do nosso partido. Com sua exemplar atuação na vida pública, escreveu uma história irretocável de dedicação ao nosso país.

Em minha trajetória, pude me inspirar e aprender com seus ensinamentos. Ex-vice-presidente da República, Marco Maciel foi uma liderança capaz de motivar políticos de todas as idades. Quando ainda no movimento da Juventude do PFL, recebi palavras e gestos significativos de incentivo que jamais vou me esquecer. Mesmo carinho que nosso fundador direcionou a muitos jovens e políticos ao longo de toda a sua vida.

Homem de elevado espírito público, tenho certeza que o legado de Marco Maciel será lembrado por toda nossa história.

Hoje, envio toda solidariedade e carinho aos familiares e amigos deste grande líder.

Um sincero e fraterno abraço da família Democratas.

No Twitter, o vice-presidente do PDT e pré-candidato à Presidência nas eleições de 2022 Ciro Gomes lamentou o ocorrido.

Lamento a morte do ex-vice-presidente do Brasil, Marco Maciel. Homem decente e de espírito público, dignificou as melhores tradições pernambucanas na política brasileira. Meus sentimentos à família e amigos.

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), emitiu uma nota de pesar.

Marco Maciel deixou marcas na história do Brasil nas últimas décadas como jurista, parlamentar, governador e vice-presidente da República. O país perde um grande brasileiro, com elevado espírito republicano. Em nome do Supremo Tribunal Federal, manifesto pesar e deixo um abraço aos amigos e familiares.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também se manifestou.

Os deputados federais Silvio Costa Filho e Júlio Delgado, o senador Fernando Bezerra, o ex-ministro da Educação Mendonça Filho e outros nomes também prestaram homenagens.

*Com informações da Agência Câmara