Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro ironiza morte de Lázaro: 'Ele não morreu de covid?'

Alguns senadores discutem apresentar queixa contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional de Haia - Reuters
Alguns senadores discutem apresentar queixa contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional de Haia Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/06/2021 20h03

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ironizou a morte de Lázaro Barbosa de Sousa, ocorrida após uma ação policial em Águas Lindas de Goiás (GO). O serial killer de 32 anos é suspeito de matar uma família no Distrito Federal e de cometer outros crimes também em Goiás

"Tem gente chorando pelo Lázaro. Ele não morreu de covid, não?!", questionou o presidente, durante conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília. Em seguida, ele diz que a fala foi retirada de um meme divulgado nas redes sociais. "Eu não estou debochando de ninguém, não", acrescentou, em seguida.

Os policiais militares envolvidos na captura e morte de Lázaro disseram ter atirado cerca de 125 vezes contra o suspeito em Boletim de Ocorrência registrado depois do fim da operação de 20 dias.

Fotos do corpo de Lázaro indicam que ele foi atingido por mais de dez tiros da cintura para cima, incluindo a cabeça. O UOL não divulgará as fotos, mas a autenticidade foi confirmada por fontes policiais.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, disse que houve confronto entre policiais e Lázaro e que o fugitivo "descarregou a pistola" contra os agentes. "Não tivemos outra alternativa a não ser revidar", afirmou. Segundo ele, nenhum policial ficou ferido na ação.

Miranda disse que Lázaro "foi socorrido com vida" ao Hospital Bom Jesus. Um vídeo feito logo após a captura (veja acima) mostra policiais colocando Lázaro em uma ambulância e comemorando a operação. Pelas imagens não é possível saber se ele ainda estava com vida.

O secretário afirmou ainda que Lázaro foi encontrado com R$ 4.400 no bolso, o que, segundo ele, reforça a ideia de que ele estaria recebendo alguma ajuda. "Há informação de que ele atuava como jagunço e segurança de algumas pessoas", completou. Pela manhã, antes da morte, a ex-companheira de Lázaro foi levada à polícia.

"Passeio de moto"

Durante a fala com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro também confirmou a participação em duas motociatas: em Manaus (AM) e em Porto Alegre (RS). Ele, no entanto, não deu a data da realização do evento.