Topo

Esse conteúdo é antigo

Wizard chega ao Brasil e entrega passaporte à PF; ele deve ir à CPI na 4ª

Carlos Wizard vai depor à CPI da Covid na próxima quarta-feira (30) - Fabiano Accorsi/Divulgação
Carlos Wizard vai depor à CPI da Covid na próxima quarta-feira (30) Imagem: Fabiano Accorsi/Divulgação

Denise Bonfim

Do UOL, em São Paulo

28/06/2021 13h30

O empresário Carlos Wizard, apontado pela CPI da Covid como um dos integrantes do "gabinete paralelo" que "aconselhava" o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia, desembarcou hoje no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), cidade onde mora. Wizard entregou seu passaporte à PF (Polícia Federal) no serviço de imigração do aeroporto, segundo confirmou o órgão ao UOL.

Wizard estava nos Estados Unidos e deve depor na CPI na próxima quarta-feira, no Senado. O depoimento havia sido agendado para 17 de junho, mas ele não compareceu, alegando que estava fora do Brasil.

No dia 18, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) havia autorizado a condução coercitiva do empresário, suspensa na semana passada após ele garantir que compareceria no Senado no próximo dia 30.

Nas redes sociais, Wizard afirmou estar desde março em Utah, nos Estados Unidos, visitando os pais, e depois foi à Flórida, para acompanhar a filha que está prestes a dar à luz.

"Agradeço à manifestação de apoio e carinho dos amigos. Estou com a consciência em paz", escreveu. Segundo a postagem, ele segue ainda hoje para Brasília.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.