Topo

Esse conteúdo é antigo

Dal Piva: É equivocado dizer que esquema de rachadinha é uma coisa pequena

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/07/2021 12h09

A colunista do UOL Juliana Dal Piva disse hoje que é equivocado pensar que é algo pequeno o esquema de entrega de salários de assessores, revelado por sua reportagem no UOL que aponta envolvimento direto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), enquanto era deputado federal (entre 1991 e 2018).

"Sobre essa questão de parecer que uma coisa é pequena, é uma percepção muito equivocada. Quando você pega 30 anos, 10, 12 assessores fizessem isso em cada um dos gabinetes, sendo que no geral eles têm de 15 a 20. Uma vez fizemos um cálculo na revista Época, não vou dizer que todos eram funcionários fantasmas, mas todos que tinha algum laço de parentesco, no período que eles estiveram nomeados, dava R$ 65 milhões ao longo do tempo. É muito dinheiro", disse Dal Piva durante o UOL Debate.

Em três reportagens publicadas hoje em sua coluna, Dal Piva mostra gravações que revelam o que era dito no círculo íntimo e familiar do presidente.

As declarações indicam que Bolsonaro participava diretamente da rachadinha: nome popular para uma prática que configura o crime de peculato (mau uso de dinheiro público).