Mandetta: Saúde fala baixinho que 'tratamento precoce' não é recomendado
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta ironizou a nova posição do governo sobre os medicamentos do chamado "kit covid". Mandetta disse que a pasta, agora "fala baixinho" que o "tratamento precoce" não é recomendado.
Na publicação nas redes sociais, o ex-chefe da Saúde comentou a demora para a decisão, e ainda cobrou ao CFM (Conselho Federal de Medicina) a tomar a mesma postura.
A fala faz referência aos documentos enviados pelo Ministério da Saúde à CPI da Covid nesta semana. Neles, a pasta diz que os medicamentos que compõem o chamado "kit covid" e foram divulgados e amplamente defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como "tratamento precoce" para a doença, são ineficazes contra o vírus.
A pasta encaminhou à Comissão duas notas técnicas após um pedido do senador Humberto Costa (PT-PE). O documento diz que "alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados". E que, por isso, não devem ser utilizados, "sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente". Diz, ainda, que a "a ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimabe não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados".
Além do presidente, estes medicamentos são defendidos por apoiadores do governo e chegaram a ser indicados pelo aplicativo TrateCov, do Ministério da Saúde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.