Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro posta vídeo de caminhada no hospital: 'seguimos progredindo'

Jair Bolsonaro/Instagram
Imagem: Jair Bolsonaro/Instagram

Do UOL, em Brasília*

17/07/2021 10h25Atualizada em 17/07/2021 14h07

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) postou hoje de manhã um vídeo em seu perfil no Twitter em que aparece caminhando nos corredores do hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde está internado devido a uma obstrução intestinal desde quarta-feira (14).

Na legenda, disse: "Seguimos progredindo. Bom dia a todos!"

Nas imagens, publicadas com distorção e trilha sonora, ele aparenta estar de pijamas e sem máscara.

Após passar por exame de tomografia computadorizada do abdômen, na tarde de ontem (16), o resultado evidenciou melhora do quadro de suboclusão. Conforme boletim médico divulgado, foi retirada a sonda nasogástrica e o presidente aceitou bem a alimentação via oral.

Apesar de o hospital não prever data para alta médica, o cirurgião Antonio Macedo, que acompanha o quadro de saúde do presidente, afirmou que Bolsonaro pode receber alta do hospital amanhã.

Macedo foi responsável pela operação no abdômen de Bolsonaro em 2018, quando ele sofreu um atentado a faca durante a campanha eleitoral. A pedido do cirurgião, o presidente foi transferido do Hospital das Forças Armadas, em Brasília, para o hospital na capital paulista.

Desde a facada que sofreu durante a campanha eleitoral em 2018, Bolsonaro foi submetido a seis cirurgias para refazer alças intestinais e diversos órgãos afetados. O presidente tem sofrido com intercorrências deste episódio e o último procedimento médico ao qual Bolsonaro foi submetido ocorreu em setembro de 2020.

Crítica a Lula e referência a Cuba

Mais cedo, foi postado no perfil de Bolsonaro um vídeo com críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu virtual adversário na disputa presidencial de 2022.

O vídeo, que tem a assinatura do empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da rede Havan, traz declarações antigas de Lula elogiando o ex-líder cubano Fidel Castro (morto em 2016), a quem ele chama de "mito". As falas do petista são contrapostas com manchetes críticas à ditadura cubana.

A publicação também traz imagens dos recentes protestos contra o governo em Cuba, nos quais tem havido confrontos e prisões de manifestantes. Ao final, a publicação mostra uma sequência de fotos de Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) com Fidel e encerra: "Diga com quem andas que lhe direis quem é. Nunca se esqueçam disso".

Na legenda do vídeo, Bolsonaro não fez menção direta a Lula ou ao PT, apenas escreveu frases de tom motivacional, expressando certo inconformismo.

"Não desistam do que é certo e do que é necessário fazer... Ou a cobrança pela fraqueza e desistência será maior do que a dor do momento... E se as gerações de agora já pagam um alto preço... Imaginem as que virão", escreveu o presidente.

O segundo filho do presidente, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos), comentou a publicação do pai e ironizou a chamada terceira via (que não apoia nem Bolsonaro nem Lula) por silenciar diante dos "abusos" da ditadura cubana.

"Mas e o embargo [dos EUA a Cuba]? Os gargantas profundas defenderem a ditadura e abusos contra seus próprios colegas, não é novidade. Enquanto isso, a 'terceira via' silencia de tanto engolir peixe-espada no reino do molusco? É pela liberdade é pelo bem do povo sim. Pode acreditar", escreveu Carlos Bolsonaro.

Presidente se recupera bem, diz boletim

Bolsonaro está internado desde quarta-feira no Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, para tratar uma obstrução intestinal.

O último boletim médico divulgado na tarde de hoje pelo hospital diz que o presidente vai começar uma dieta cremosa e, se continuar evoluindo no tratamento, a alta médica será decidida nos próximos dias.

"O senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, continua evoluindo satisfatoriamente, apresentando melhora clínica e laboratorial. Durante o dia de hoje, será oferecida dieta cremosa não fermentativa e, se continuar havendo boa aceitação, a equipe médica assistente decidirá pela alta nos próximos dias", diz a nota assinada por cinco médicos.

*Com Estadão Conteúdo