Mayra Pinheiro pediu perguntas para enviar a senadores da CPI, diz site
Antes de depor, a secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro pediu ajuda para formular perguntas para enviar aos parlamentares apoiadores na CPI da Covid, de acordo com um vídeo obtido pelo The Intercept Brasil.
Segundo o site, a médica apelidada de "Capitã Cloroquina" fez um treinamento por videoconferência antes de ser questionada pelos senadores em maio deste ano. Na gravação, aparecem o pesquisador Regis Bruni Andriolo e o também secretário da pasta Helio Angotti Neto.
Nos trechos exibidos, ela diz precisar enviar a senadores "perguntas cujas respostas sejam oportunidade de eu falar".
"Se o senhor puder fazer três ou quatro perguntinhas que os 'deputados' podem me fazer. Tem um grupo que nos apoia, que reconhece o nosso trabalho. Esse grupo precisa fazer perguntas que nos ajudem no nosso discurso. Que perguntas posso dar a esses senadores fazerem a mim, que eles chutam para eu fazer o gol?", pergunta.
"Capricha e já me dá a resposta porque os senadores têm que ter essa respostinha. Tem cinco senadores que vão jogar com a gente, preciso dar perguntas para eles interrogarem cujas respostas sejam oportunidade de eu falar", continua.
Não fica claro na gravação a quais senadores ela se refere. Nos trechos exibidos pelo The Intercept, Mayra também pergunta aos interlocutores se haveria uma "bala de prata" para ela levar à CPI e comprovar a eficácia de medicamentos do chamado kit covid. "O que levo para provar que estamos no caminho certo e que existe evidência?", pergunta.
Secretária de Gestão e Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra é defensora do uso de medicamentos sem eficácia comprovada para tratar a covid-19. No começo deste ano, ela teria ido à Manaus para recomendar o uso desses fármacos a profissionais de saúde.
O UOL entrou em contato com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Gestão e Trabalho, o gabinete de Angotti Neto na Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde e com Regis Bruni Andriolo, e aguarda posicionamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.