Topo

Esse conteúdo é antigo

Carla: 'Operação' quer convencer Bolsonaro a não colocar Ciro na Casa Civil

Do UOL, em São Paulo

27/07/2021 09h52Atualizada em 27/07/2021 11h24

A colunista do UOL, Carla Araújo, afirmou hoje que há uma articulação nos bastidores para convencer o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a não colocar o senador Ciro Nogueira (PP-PI) na Casa Civil. Uma reunião entre o presidente e Nogueira estava prevista para acontecer ontem, mas um atraso no voo obrigou a remarcação do encontro.

"Em Brasília você não pode deixar um espaço de tempo. Com a ausência de Ciro começou ontem uma operação para tentar fazer o presidente mudar de ideia. Nos bastidores, dizem que o ministro Luiz Eduardo Ramos tentou demover o presidente de tirá-lo da Casa Civil. A assessoria de imprensa dele nega", afirmou ela ao UOL News.

Segundo Carla, entretanto, as mudanças ministeriais devem ser mantidas. Além da nomeação de Ciro Nogueira para a Casa Civil, a mudança ministerial colocaria Luiz Eduardo Ramos na Secretaria-Geral da Presidência.

O atual ministro da pasta, Onyx Lorenzoni, deve ser deslocado para um novo ministério do Emprego e Previdência, a ser criado a partir do desmembramento do Ministério da Economia.

A reforma ministerial —a se confirmar —ocorre no momento em que o presidente atravessa uma baixa popularidade em meio a críticas ao enfrentamento à pandemia de covid-19 e denúncias sobre possível corrupção no governo na negociação por vacinas, além de estar atrás em pesquisas de intenção de voto para a sucessão ao Palácio do Planalto em 2022.

Ontem, Bolsonaro citou uma "possibilidade" de Nogueira assumir o comando da Casa Civil. Na semana passada, o presidente havia confirmado a escolha de Ciro Nogueira, uma das principais lideranças do centrão, para o cargo.

"Os ministérios mais importantes continuam por critério técnico. Tem uma possibilidade agora de o Ciro Nogueira assumir o Ministério da Casa Civil, a Casa Civil não tem orçamento em suas mãos, faz a articulação com o Parlamento e nós entendemos que um político —no caso um senador - poderia fazer melhor essa articulação com o Parlamento, por isso essa aproximação com o Ciro Nogueira", afirmou.