Topo

Sakamoto: 'Bolsonaro estica a corda e mina a relação entre as instituições'

Colaboração para o UOL

17/08/2021 18h47

O colunista Leonardo Sakamoto comentou hoje ao UOL News a relação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com as instituições do país. Na avaliação dele, o presidente tem um "duplo comportamento".

"Junto com a institucionalidade, seja por ele ou por emissários, ele tenta criar mecanismos e caminhos para garantir a governabilidade. Ou seja, ele tenta colocar panos quentes", disse Sakamoto.

"Agora, junto a seu discurso público, ele estica a corda e vai minando a relação entre as instituições, e com isso ganha apoio com o bolsonarismo raiz, com o pessoal de determinados grupos da política e das Forças Armadas que querem ver o circo pegar fogo."

Portanto, analisou o colunista, enquanto Bolsonaro tem uma atuação pública "violenta e antidemocrática", consegue ao mesmo tempo, por meio dele mesmo ou de representantes de seu governo, "uma ação que responde pianinho" para processos do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. "E ele vai jogando com isso", afirmou Sakamoto.

Sakamoto disse ainda que Bolsonaro não conseguiria cooptar senadores suficientes para abrir um processo de impeachment contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal) "nem se ele quisesse".

"[Porque para] Senador, deputado o primeiro instinto é de autosobrevivência. Eles não vão brigar com ministro do STF e do TSE, ainda mais em ano pré-eleitoral, com o risco de dar problema, de se tornar inelegível."