Bolsonaro distorce frase para questionar CoronaVac e defender cloroquina
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), e voltou a lançar dúvidas sobre a eficácia da CoronaVac ao mesmo tempo que fez uma defesa do que chama de "tratamento precoce", que se baseia em medicamentos sem eficácia contra a covid-19, como a hidroxicloroquina.
Na entrevista para a Rádio Capital Notícia (MT), Bolsonaro usou uma frase distorcida de Doria, dizendo que o governador afirmou que uma pessoa "jamais morreria" se tomasse as duas doses da CoronaVac. Em live no dia 12 de agosto, Bolsonaro já havia omitido que mortes por covid após duas doses da vacina são raras.
"Olha o que está acontecendo com a CoronaVac, ninguém tem coragem de falar. Gente que tomou as duas doses, foi infectada e está morrendo. Por que está morrendo? Porque acreditou nas palavras do governador de São Paulo, que ele tuitou, que quem tomar as duas doses da CoronaVac, se for infectado, jamais morrerá. E a pessoa fica em casa, 'tomei as duas doses e não vou morrer'. Acaba morrendo", disse Bolsonaro, em meio a mais uma defesa da hidroxicloroquina.
A declaração a qual se refere o presidente foi um tuíte de 14 de janeiro deste ano, na qual Doria dizia que estudos clínicos indicavam que 100% dos vacinados não desenvolveram formas graves da doença, com "chance zero de morrer". A postagem tem sido compartilhada por grupos bolsonaristas depois da morte do ator Tarcísio Meira, vítima da covid-19.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.