"Vamos lutar para reinaugurar", diz Doria após ameaça de Frias por museu
Após ameaça feita pelo Secretário Especial da Cultura, Mário Frias, de tentar impedir a reinauguração do Museu do Ipiranga, prevista para ano que vem, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), afirmou na noite de hoje que irá "lutar contra negacionistas da cultura".
Lutamos pela vacina contra os negacionistas da ciência. Agora vamos lutar para reinaugurar o Museu do Ipiranga contra os negacionistas da cultura. Não temos medo de enfrentar essa gente que joga contra o país e vive num roteiro de show de horrores. Doria, em post publicado nas redes sociais
Mais cedo, Frias rebateu declarações de Doria sobre o financiamento da reforma do Museu Paulista da USP (Universidade de São Paulo), mais conhecido como Museu do Ipiranga. Em uma rede social, o secretário de Bolsonaro chamou o governador de "farsa patética" e ameaçou dificultar a reabertura do museu.
"O sujeito é uma farsa patética. Não vou discutir com alguém que mente patologicamente. Faz assim, tenta inaugurar a obra sem a minha permissão. Irei aplicar a punição prevista, reprovando as contas da reforma, forçando a devolução de todo investimento. Vai lá, tente inaugurar", escreveu o secretário, ao comentar um tuíte do governador.
A reforma do Museu do Ipiranga, que começou em 2019, está com 70% das obras concluídas e entra agora na etapa de restauro e recuperação do Jardim Francês.
O projeto prevê a restauração de toda a área construída e botânica do Jardim Francês, além da construção de um restaurante com 270m², espaço para food bikes, modernização da iluminação, requalificação das vias de acesso e o resgate de duas fontes do projeto original, demolidas em 1972.
A previsão é concluir a reforma em um ano. A reabertura do museu está marcada para 7 de setembro de 2022 com as festividades de comemoração dos 200 anos de independência do Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.