Topo

Esse conteúdo é antigo

Josias: Família Bolsonaro administra há três décadas holding da rachadinha

Colaboração para o UOL

03/09/2021 09h11

Com os novos desdobramentos após os relatos do ex-funcionário da família de Jair Bolsonaro (sem partido), o Brasil começa a ver um cenário maior das acusações contra o presidente. O colunista Josias de Souza ressaltou que "rachadinha é eufemismo para roubo de dinheiro público".

Ao UOL News, o jornalista afirmou que a família do agora mandante federal firmou uma verdadeira instituição para as rachadinhas. "Nenhum outro político conseguiu realizar esse desvio com a sofisticação empreendedora do Bolsonaro. Sob o comando dele, a família executa há três décadas um holding da rachadinha, que ganhou pelo menos duas filiais, em Flávio e Carlos Bolsonaro", disse.

Os dois filhos citados no comentário são o senador Flávio Bolsonaro (Patriotas-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), que teve quebra dos sigilos bancário e fiscal autorizados pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) na terça-feira (31), justamente para o caso de investigação das rachadinhas.

Para Josias, os relatos do ex-funcionário, Marcelo Nogueira, demonstram "um vício que já foi dissecado, estamos diante de um escândalo tão escancarado que quando Bolsonaro dá uma de cachorro louco ele constrange alguém".

Entre os envergonhados pelas ações do presidente estão as instituições da democracia. "O STJ (Superior Tribunal de Justiça) fica devendo justificativa de ter enviado para a lata de lixo documentos que atestaram desvios de mais de R$ 6 milhões no antigo gabinete de Flávio", explicou.

Além disso, o constrangimento pode ser estendido para os próprios apoiadores do presidente e a população brasileira. "O que falta é explicação, mas os Bolsonaros parecem que não se julgam devedores de explicação. São capazes de tudo menos de explicações", falou.