Weintraub usa gráfico genérico da Wikipédia e critica 'prisões arbitrárias'
O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub usou hoje em uma publicação no Twitter um gráfico que ilustra o verbete da Wikipedia sobre gráficos. No post, ele alega que a imagem mostra a "evolução do número de prisões arbitrárias, violações de lares e processos inconstitucionais contra conservadores".
Uma pesquisa reversa mostra que a foto foi publicada em 2010 no site de referências como exemplo de um gráfico de linha.
Weintraub deixou o cargo no governo do presidente Jair Bolsonaro em junho de 2020, e, poucos dias depois, desembarcou nos Estados Unidos. Em julho, assumiu o cargo de diretor-executivo do Banco Mundial e foi reeleito em outubro.
Em março deste ano, ele anunciou que voltaria ao Brasil. Segundo publicou o jornal Folha de S.Paulo, na semana, a Associação de Funcionários do Banco Mundial pediu novas investigações sobre Weintraub — desta vez por espalhar desinformação durante uma pandemia e fazer campanha política para um cargo eletivo no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.