CPI exibe áudio de médico que denunciou Prevent Senior: 'É uma ameaça?'
A CPI da Covid exibiu hoje o áudio de uma conversa entre o diretor-executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, e o ex-funcionário que denunciou a operadora de saúde por testar medicamentos do chamado "kit covid" em pacientes.
Na gravação, Pedro Batista Júnior pede que o homem "volte atrás" e não compartilhe dados do estudo da Prevent Senior com jornalistas —o caso foi divulgado pela GloboNews. Segundo os documentos, a operadora pressionou os seus profissionais de saúde a receitar a hidroxicloroquina e a azitromicina a pacientes com covid-19, medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença.
O dossiê, encaminhado por médicos ligados à Prevent Senior para a cúpula da CPI, também aponta que alguns pacientes citados no estudo sequer consentiram com a participação no estudo. A operadora de saúde também ocultou mortes de pessoas que tomaram o kit covid para comprovar a eficácia dos medicamentos, indica o material.
Leia a conversa entre Pedro Batista Júnior e o ex-médico da Prevent Senior:
Pedro Batista Júnior: É muito triste isso para a sua vida. Olha o que você fez com a sua família.
Ex-médico: Por acaso você está me ameaçando?
Pedro Batista Júnior: Você se expôs de uma maneira que não tem volta, colocou a sua vida, o que você construiu em xeque em rede nacional.
Ex-médico: Se eu expus, como você está dizendo, não tem como voltar atrás.
Pedro Batista Júnior: Ainda dá tempo. O cara ainda está escrevendo a matéria.
Ex-médico: Eu posso voltar atrás com o quê?
Pedro Batista Júnior: Você pode falar assim: 'Olha, eu tava passando por um mau momento e não quero que vá ao ar'. Não é uma ameaça, isso é conselho de quem ficou com você nos últimos 7, 8 anos.
Ex-médico: O do doutor [Anthony] Wong foi manipulado não?
Pedro Batista Júnior: Não foi de covid.
Ex-médico: O que está no prontuário dele então?
Pedro Batista Júnior: Entrou por sangramento gástrico, você sabe disso.
O depoente foi questionado por senadores sobre a declaração de óbito do médico Anthony Wong, mas Pedro Batista Júnior apenas respondeu que a CPI terá acesso à documentação e "pode avaliar".
Ele ainda justificou o tom da conversa com o ex-médico da Prevent Senior: "São 7 anos de parceria, era meu sócio, por isso a intimidade do áudio. Ele entrou em prontuário de paciente, subtraiu dados, o que configura crime, e além disso ele ainda estava sendo exposto em um jornal".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.