Topo

Esse conteúdo é antigo

Datena rebate crítica de Lula à 3ª via: 'Vocês fizeram a política podre'

Datena em especial - Marcelo Ferraz/UOL
Datena em especial Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/09/2021 18h27

O apresentador José Luiz Datena (PSL-SP) rebateu crítica feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a tentativa de viabilização de uma chamada "terceira via". Datena acusou Lula (e os políticos) de fazerem 'política podre'. O comunicador, que é pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2022, tem usado o seu programa na Band para criticar eventuais adversários, como Lula e Bolsonaro.

"O erro é do senhor. O senhor comentou um erro de análise. Quem fez a política pobre foram vocês políticos, inclusive o senhor saiu da cadeia outro dia, acusado de ser um dos maiores formadores de quadrilha de todos os tempos. Está sendo inocentado, mas ainda não foi totalmente. Quem fez política pobre foi gente como o senhor, usar de mensalão, porque o senhor quer atacar as pessoas, principalmente atacar as pessoas da imprensa?", questionou Datena, durante apresentação do "Brasil Urgente", da TV Bandeirantes.

"Presidente, eu vou repetir, a política está pobre e podre por gente como o senhor que empobreceu e tornou a política podre com várias acusações", complementa na sequência.

Datena se referia à fala irônica feita por Lula mais cedo, em entrevista à Rádio Capital de Cuiabá (MT). Na ocasião, referindo-se à parte da imprensa, o petista comparou a um vestibular a "procura" por um candidato forte para concorrer contra ele e contra o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições do ano que vem.

"Parece que pela primeira vez na história do País setores da imprensa estão procurando candidatos. Já tentaram o [apresentador Luciano] Huck, agora o [apresentador José Luiz] Datena. É como se estivessem fazendo um Enem para procurar um candidato quando tudo poderia ser resolvido da forma simples", afirmou.

Na avaliação de Lula, os partidos devem medir forças no primeiro turno das eleições, sendo prejudicial uma eventual composição de uma grande aliança com o único intuito de acabar com a chamada polarização entre Bolsonaro e o PT.

Candidatura em 2022

Em julho, o PSL confirmou a filiação do apresentador José Luiz Datena ao partido. Em documento assinado pelo líder da sigla, Luciano Bivar, e divulgado pela assessoria dele, é comunicado que o jornalista tem "total apoio" para ser pré-candidato à presidência da República.

O PSL é o partido pelo qual Bolsonaro foi eleito para o Palácio do Planalto em 2018. O presidente, no entanto, desfiliou-se da legenda no ano seguinte em meio a uma série de desavenças dele e de aliados com a cúpula partidária. Atualmente, o presidente está sem partido.

Ao UOL Entrevista, programa de entrevistas do portal UOL, Datena admitiu o desejo de se candidatar à Presidência da República, "mas há espaço também para o Senado".

No palaque com Lula

Em entrevista ao UOL, em 2018, Datena revelou ter perdido o emprego na EPTV, retransmissora da Globo no interior paulista, depois de subir ao palanque em comício de Lula, em Ribeirão Preto (SP). Na época, Datena era filiado do PT (mesmo afirmando nunca ter ido a uma reunião do partido).

O apresentador recusou o convite inicialmente com medo de ser demitido, mas acabou aceitando. Três meses depois das eleições, Datena foi mandado embora da Globo.

Sobre Lula, o jornalista garantiu não se arrepender de ter votado nele, mas se disse enganado. "Me enganei. [Hoje] eu não subiria ao palanque dele nem por um caralh*."