Topo

Esse conteúdo é antigo

Não ter depoimento de Braga Netto na CPI prejudica resultado, diz senador

Colaboração para o UOL

30/09/2021 18h43

Em entrevista ao UOL News, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), suplente na CPI da Covid, disse que o depoimento do ministro da Defesa, Braga Netto, tem papel fundamental para a elaboração do relatório final da comissão.

O parlamentar afirmou que ainda será feita a reunião para definir os últimos depoimentos da CPI, e ele pretende "persistir até o último minuto" para que o general deponha.

"O general Braga Netto era o coordenador da resposta brasileira [à pandemia]. Fracassou completamente. É responsável por parte dessa tragédia, e a gente precisa colocar ele sentadinho ali no banco dos depoentes e colher a sua versão dos fatos", disse Vieira.

"O que aconteceu? O que deu errado? Por que ele não conseguiu atender minimamente o que se esperava de um homem na posição dele. Não fazer essa oitiva prejudica o resultado final."

Entre as justificativas para o depoimento de Braga Netto, que antes da Defesa era ministro da Casa Civil, estão documentos que indicam ordens do general — a pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) — para que declarações sobre a pandemia fossem feitas apenas por meio do Palácio Planalto.

O militar também orientou que notas à imprensa deveriam passar pela Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência para "unificação da narrativa".

"Enquanto a gente tiver prazo de funcionamento, eu vou insistir nessa oitiva", afirmou Vieira. "Não posso responsabilizar o ministro da Saúde, o presidente da República, e pular o Braga Netto porque ele é general de quatro estrelas. Isso não significa nada."

"Eu tenho todo respeito pelas Forças Armadas, mas ele está exercendo uma função civil e, aparentemente, cometeu diversos desvios de conduta nessa função", apontou o membro da comissão.