Calheiros quer convocar Braga Netto, mas diz que CPI teme crise militar
O relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse hoje querer que o ministro da Defesa Braga Netto deponha, mas que membros da comissão temem que a convocação poderia gerar uma crise com os militares.
"Alguns membros da CPI, com razão, acham que a vinda dele, pura e simplesmente, pode acirrar a crise militar, é ponderação que levamos em consideração. Gostaria de levá-lo para depor, mas compreendo as razões que os colegas colocam", disse ele em entrevista à CNN.
Segundo ele, a "maior motivação" para chamar o general seria a nota assinada pela pasta e pelas Forças Armadas em julho deste ano, em que repudiam uma declaração do presidente da comissão, o senador Omar Aziz (PSD-AM).
Na época, Aziz disse que há muitos anos "membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo". A fala foi rebatida com uma nota que diz que "as Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo". O documento foi compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais.
Requerimentos para convocar Braga Netto já chegaram a ser apresentados, mas não foram aprovados. O foco da oitiva também seria o período em que ele chefiou a Casa Civil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.