Topo

Esse conteúdo é antigo

Após um ano, TSE derruba decisão que tornou Crivella inelegível

7.mar.2018 - O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), em foto de arquivo - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
7.mar.2018 - O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), em foto de arquivo Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

05/10/2021 23h29Atualizada em 05/10/2021 23h38

Por unanimidade, os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram derrubar a decisão que tornava o ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella inelegível até 2026.

A Corte manteve, porém, a condenação por conduta vedada a agente público durante as eleições de 2018 e fixou multa de R$ 15 mil para ele, o filho, Marcelo Hodge Crivella (PRB-RJ), e o suplente de deputado estadual Alessandro Costa (PRB-RJ).

Em setembro do ano passado, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) tornou Crivella inelegível por seis anos, por abuso de poder político e conduta vedada a agente público. O Tribunal entendeu que ele usou veículos e funcionários da Comlurb, companhia de coleta de lixo do Rio, para promover um evento de campanha de seu filho e de Alessandro Costa, que tentavam se eleger deputados federal e estadual, respectivamente.

O evento havia sido divulgado como reunião da categoria com o prefeito para tratar de assuntos trabalhistas.

Para os ministros do TSE, porém, não ficou provado que o comício tenha reunido público suficiente para desequilibrar a disputa eleitoral do Rio de Janeiro.

Inicialmente, o TRE havia proposto o pagamento de multa de R$ 106.410 cada um. Como Crivella ainda podia recorrer da condenação, ele concorreu à reeleição em 2020, mas perdeu, por 35% a 64% dos votos válidos, para Eduardo Paes (PSD).

O ex-prefeito foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para assumir a embaixada brasileira na África do Sul, mas o país não chancelou a indicação até o momento.