Topo

Esse conteúdo é antigo

Não vim me aborrecer, diz Bolsonaro ao ser questionado sobre 600 mil mortos

Do UOL, em São Paulo

11/10/2021 23h10

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu para não ser "aborrecido" ao ser questionado sobre a marca de 600 mil mortes por covid-19 no Brasil, atingida na última sexta-feira (8). Após a fala, em conversa com algumas pessoas na praia do Guarujá (SP), ele foi aplaudido por apoiadores.

"Qual país não morreu gente? Qual país não morreu gente? Qual país não morreu gente? Responda! Olha, não vim me aborrecer aqui, por favor", respondeu, repetidamente, e com visível impaciência para o questionamento. A pessoa que o questionou tentava obter um posicionamento de Bolsonaro.

O presidente está no litoral de São Paulo passando o feriado e deve ficar na região até quarta-feira (13). Ontem, ele reclamou que não pôde assistir ao jogo do Santos no estádio por não ter o passaporte da vacina, documento exigido em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro para acesso a eventos de grande porte.

"Por que cartão, passaporte da vacina? Eu queria ver o jogo do Santos. Agora me falaram que tem que estar vacinando. Por que isso? Eu tenho mais anticorpos de que quem tomou a vacina", questionou.

Covid no Brasil

A covid-19 já provocou 601.266 óbitos no Brasil. Hoje, o país registrou 219 novas mortes em decorrência da doença. Os dados foram obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, junto às secretarias estaduais de saúde.

Com os números de hoje, esse é o oitavo dia seguido que o país registra uma média móvel de mortes abaixo de 500, com o índice ficando em 440. A média móvel é o melhor indicador para analisar a pandemia, pois corrige as flutuações nos dados das secretarias de saúde que ocorrem aos fins de semana e feriados.