Topo

Vereadoras do Novo brigam e se agridem no banheiro da Câmara de SP

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

11/11/2021 11h47Atualizada em 11/11/2021 18h21

As vereadoras Cris Monteiro (Novo), 60, e Janaina Lima (Novo), 37, brigaram durante uma discussão no banheiro da Câmara Municipal de São Paulo na noite de ontem (10), enquanto o parlamento votava e aprovava a Reforma Previdenciária Municipal. As duas registraram boletins de ocorrência por agressão hoje (11).

O confronto ocorreu no começo da noite, por volta das 18h50, no banheiro atrás do Plenário da Câmara, reservado a vereadores. Cada parlamentar aponta para a outra como causadora da briga. Nesta tarde, após a repercussão, o diretório municipal do Novo decidiu suspender liminarmente as duas filiações.

Segundo sua assessoria, Cris foi até uma delegacia em Pinheiros, na zona oeste da capital, na manhã de hoje, para fazer o exame de corpo de delito. "Ela está com marcas roxas evidentes no pescoço, machucou o joelho na queda e teve escoriações", informou a equipe, por meio de nota.

Janaina acusa a colega de simular as marcas e "construir uma narrativa completamente inverídica". "São falsas as alegações de estrangulamento e as marcas exibidas no pescoço pela agressora foram fabricadas a posteriori", diz a vereadora, que registrou um boletim na delegacia do Itaim Bibi.

A aprovação do Sampaprev, a reforma previdenciária municipal, foi marcada por tumulto dentro e fora da Câmara.

Discussão teria começado no plenário

Janaina era relatora do PLO (Projeto de Emenda à Lei Orgânica) e, segundo relatos de servidores e pessoas ligadas ao Novo e à Câmara ouvidos pelo UOL, pediu à colega que cedesse seu tempo de fala para ela tratar mais sobre o tema. A discussão entre as duas teria começado no plenário, atrás da mesa diretora, e seguido para o banheiro dos vereadores.

Com a negativa, as duas se desentenderam. A equipe de Cris diz que, no meio da briga, Janaina, líder do Novo na Casa, puxou a peruca da colega e a pisoteou. Cris sofre de alopecia areata e perdeu os cabelos quando criança.

Vereadora Cris Monteiro (Novo) acusa a colega Janaina Lima (Novo) de agredí-la na Câmara Municipal de São Paulo - Divulgação - Divulgação
Vereadora Cris Monteiro (Novo) acusa a colega Janaina Lima (Novo) de agredí-la na Câmara Municipal de São Paulo
Imagem: Divulgação

Ao ouvir os gritos, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) teve de arrombar a porta do banheiro para apartar a briga e socorrer a vereadora.

"Janaína saiu do banheiro e, em seguida, fez um discurso de meia hora no púlpito do plenário, sem prestar atendimento", diz a nota da assessoria de Cris.

Janaina nega. "Como podem ser vistas nas imagens captadas pelas câmeras de segurança do plenário da Câmara, fui pressionada fisicamente contra a parede e agredida pela vereadora Cris Monteiro", rebate a vereadora.

Novo suspende filiações e Câmara apura

Nesta tarde, após a repercussão, o diretório municipal do Novo decidiu suspender a filiação das duas vereadoras. Além delas, só Fernando Holiday representa o partido na Casa.

"O partido não corrobora nenhum ato de violência. Outras providências poderão ser adotadas após o esclarecimento dos fatos, dentro das instâncias partidárias adequadas", declarou o partido, por meio de nota.

A Procuradoria da Câmara também foi acionada e abriu procedimento de investigação interna para apurar o episódio.

"Não admito nenhuma agressão dentro deste espaço democrático que é a Câmara. Todo tipo de violência é lamentável", declarou o presidente da Casa, Milton Leite (DEM), por meio de nota.