Topo

Esse conteúdo é antigo

Filiado do PSDB celebra voto nas prévias após quase 9 horas de tentativas

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

21/11/2021 16h26

Foram quase nove horas de sucessivas tentativas até que João Vitor Santos, 24, natural de Belém, conseguisse enfim votar no aplicativo criado pelo PSDB para as prévias que definirão o candidato do partido à Presidência da República. Desde o início da votação, tucanos de todo o país relataram dificuldade para acessar a ferramenta via reconhecimento facial e registrar seus votos.

Santos começou a tentar votar às 7h30. "Não carregava, teve aplicativo de amigas minhas que vieram de Belém que dizia que estava bloqueado, depois carregava. Eu cheguei a ir até uma fase e voltava para o começo, mas graças a Deus está aqui meu voto computado", explicou.

Por volta das 16h, ao perceber que havia conseguido votar, o tucano comemorou o feito em meio aos presentes no salão do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. "Estou orgulhoso" disse ele, exibindo o certificado de votação.

Santos é apoiador do governador de São Paulo, João Doria, que disputa a vaga de presidenciável tucano com Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul) e Arthur Virgílio (ex-prefeito de Manaus).

De acordo com o diretório paulista do PSDB, o app das prévias chegou a ficar 4h fora do ar durante a manhã. O software foi desenvolvido exclusivamente para a votação, para que filiados de todo o país pudessem participar. A eleição se encerraria às 15h, mas foi estendida até às 18h por causa da instabilidade.

Partido negocia mais prazo para votação

O PSDB está tentando chegar a um consenso sobre a ampliação do prazo de votação nas prévias via aplicativo em meio a problemas apresentados pela ferramenta hoje. O presidente Bruno Araújo está se reunindo com as três campanhas nesta tarde para debater as possibilidades.

Agora, as lideranças estão considerando estender o prazo no mínimo até amanhã para garantir que todos os 44.700 registrados para votar nas prévias consigam registrar os votos.

A reunião está acontecendo na sede nacional do PSDB, em Brasília. Além de Araújo, participam os pré-candidatos Arthur Vírgilio (AM), Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP), com suas equipes, e representantes da Comissão das prévias.

Além da votação por app, também houve votação presencial, na Convenção do partido no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Os candidatos se reuniram e, junto a lideranças e mandatários do partido, votaram por urna eletrônica.

A votação presencial não teve problemas e as urnas já foram remetidas à sede do partido, para apuração.