Lula é alternativa contra populismo de Bolsonaro, opina El País da Espanha
O jornal El País da Espanha publicou hoje um editorial defendendo a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Brasil em 2022. No texto, a publicação argumenta que Lula é a alternativa possível contra o "populismo autoritário e de extrema direita de Bolsonaro".
O jornal criticou Bolsonaro principalmente por sua atuação no combate à pandemia de covid-19 e afirmou que o presidente causou um "incalculável dano às normas constitucionais", além de ter dividido e polarizado a sociedade brasileira.
Nesse cenário, o El País da Espanha acredita que nas próximas eleições o futuro da democracia do Brasil estará em jogo e que o resultado impactará todo o continente durante a próxima década.
Lula mostrou sua sensibilidade para com a pobreza e a justiça social em uma área duramente atingida pela desigualdade. Mas também para questões como mudanças climáticas, diversidade e qualidade democrática.
Editorial do jornal El País da Espanha
Ao defender Lula, o jornal afirma que "sem dúvida, ele pode ser considerado o representante mais próximo da família social-democrata no continente latino-americano."
O editorial do El País foi publicado logo após a viagem de Lula à Europa, onde se encontrou com diversos líderes, incluindo o presidente da Espanha, Pedro Sánchez. O encontro, segundo o jornal, foi um acerto.
A importância de Lula e dessas eleições para a estabilidade da região são os principais motivos pelos quais vale a pena uma reaproximação da esquerda europeia ao possível próximo presidente do Brasil.
Editorial do jornal El País da Espanha
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.