Topo

Esse conteúdo é antigo

Com divisão na Rede, Randolfe reúne-se com Lula: 'Temos que unir forças'

"Hoje tive uma boa conversa com o senador Randolfe sobre o futuro do Brasil", disse Lula. - "Hoje tive uma boa conversa com o senador Randolfe sobre o futuro do Brasil", disse Lula.
"Hoje tive uma boa conversa com o senador Randolfe sobre o futuro do Brasil", disse Lula. Imagem: "Hoje tive uma boa conversa com o senador Randolfe sobre o futuro do Brasil", disse Lula.

Colaboração para o UOL, em Brasília

21/01/2022 18h17

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontraram hoje em São Paulo. "Foi uma conversa boa, que teve como objetivo discutir o futuro do Amapá e do Brasil", comentou o congressista em seu perfil no Twitter.

A reunião ocorre em um momento em que a Rede enfrenta impasse interno em relação a qual candidato apoiar no pleito presidencial deste ano.

Horas depois, o senador publicou outra imagem, em que aparece ao lado do ex-candidato ao Planalto pelo PSOL em 2018, Guilherme Boulos, e do presidente nacional da sigla, Juliano Medeiros.

Randolfe visa à pré-candidatura ao governo do Amapá e busca mais tração política por meio de alianças.

"É necessária uma verdadeira união para o Brasil superar essa crise. Hoje reuni com meus amigos e companheiros de luta. Estamos construindo uma federação entre Rede e PSOL, além de uma união, fortalecida e guiada pelo povo", escreveu Randolfe.

Divisão na Rede

Após lançar Marina Silva (Rede-AC) como candidata à Presidência da República em 2018, a Rede está dividida em relação à eleição deste ano. Sob resistência de Marina, uma ala da sigla defende apoiar Lula ainda no primeiro turno.

Outra ala, que inclui a própria ex-candidata, discute o apoio a Ciro Gomes (PDT). Há ainda um debate para que Marina seja candidata a vice ao lado do pedetista, hipótese rechaçada por uma parte do partido.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, tem conversado com a ex-senadora.

Em meio às discussões, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) chegou a procurar a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), para saber se o partido estaria disposto a abrir diálogo a respeito de aliança na eleição.

"Hoje, de fato, a Rede está dividida. Boa parte do partido defende apoio a Lula já no primeiro turno. Tem resistência, mas boa parte quer isso. Tem a sugestão de liberar o voto, tanto em Ciro como em Lula", diz o senador.