PUBLICIDADE
Topo

Política

Ipespe: saiba mais sobre o instituto e seus métodos de pesquisa

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

21/01/2022 04h00

O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. Alguns executivos do instituto são ou já foram professores da UFPE (Universidade Federal do Pernambuco), instituição que mantém uma parceria com o Ipespe.

O instituto realiza pesquisas eleitorais financiadas pela XP Investimentos. Durante as eleições presidenciais de 2018, foram pelo menos duas. Em 2022, publicou o primeiro levantamento no dia 14 de janeiro.

A XP deixou de assinar o seu nome no levantamento a partir de setembro de 2021.

O Ipespe geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais.

Pesquisas sobre a corrida presidencial de 2018 realizadas pelo Ipespe ouviram 2.000 pessoas. Levantamentos realizados em 2021 entrevistaram metade disso. A margem de erro dessas últimas pesquisas foi de 3,2 pontos percentuais, acima dos 2 pontos percentuais que pesquisas eleitorais geralmente têm.

O UOL procurou o Ipespe para obter informações sobre pesquisas realizadas neste ano e outros dados sobre o instituto. Ele não respondeu. O instituto não é filiado à Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas).

Política