Topo

Esse conteúdo é antigo

Rosa Weber cobra PF sobre investigação de prevaricação de Bolsonaro

Ministra Rosa Weber, do STF - Fellipe Sampaio/SCO/STF
Ministra Rosa Weber, do STF Imagem: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Do UOL, em São Paulo

21/01/2022 17h57

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber cobrou da PF (Polícia Federal) mais informações sobre o andamento da investigação que apura suposta prevaricação cometida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), após suspeitas de irregularidades nas negociações para a compra de vacina contra a covid-19, a Covaxin. A abertura do inquérito foi formalizada em julho do ano passado.

Senhor Delegado, nos termos da decisão proferida em 22 de novembro de 2021, solicito a Vossa Excelência informações sobre o regular andamento do feito, tendo em vista a disponibilização dos autos a essa autoridade policial em 23 de novembro de 2021. Trecho do despacho da ministra Rosa Weber

O inquérito foi aberto pela PF depois que a ministra encaminhou na terça-feira de semana passada a investigação para a corporação. Rosa Weber atendeu a um pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), cuja solicitação decorreu de notícia-crime enviada ao Supremo por senadores de oposição, que buscam a investigação da conduta de Bolsonaro.

Os parlamentares argumentam que o presidente não teria tomado providências após ser alertado pelo deputado Luis Miranda (DEM-DF) e pelo irmão dele, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, sobre supostas irregularidades nas tratativas para compra de doses da vacina Covaxin.

O presidente nega irregularidades e tem afirmado que tomou providência sobre o caso, um dos focos principais das investigações da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, no Senado, encerrada ainda no passado.