Topo

Vox Populi: saiba mais sobre o instituto e seus métodos de pesquisa

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

21/01/2022 04h00

O Vox Populi, de Belo Horizonte, é um dos mais antigos institutos de pesquisa do Brasil. Foi fundado em 1984 e, quatro anos depois, realizou um levantamento sobre intenções de voto para eleição presidencial de 1989 —a primeira direta depois do golpe militar de 1964.

O Vox Populi é uma das empresas fundadoras da Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas), da qual faz parte até hoje. João Meira, cientista político e sócio do Vox Populi, é coordenador do Conselho de Opinião Pública da associação, órgão que debate boas práticas para a realização de levantamentos eleitorais.

O instituto geralmente faz pesquisas sobre intenções de voto abordando eleitores em suas casas. Nesses levantamentos, costuma ouvir entre 1.300 e 3.000 pessoas.

As pesquisas do Vox Populi têm margem de erro de 2 a 3 pontos percentuais, dependendo da amostra, e índice de confiabilidade de 95%. São financiadas por empresas, entidades, sindicatos, partidos políticos, veículos de comunicação e instituições acadêmicas.

O Vox Populi informou que quase nunca realiza pesquisas com recursos próprios.