Vox Populi: saiba mais sobre o instituto e seus métodos de pesquisa
O Vox Populi, de Belo Horizonte, é um dos mais antigos institutos de pesquisa do Brasil. Foi fundado em 1984 e, quatro anos depois, realizou um levantamento sobre intenções de voto para eleição presidencial de 1989 —a primeira direta depois do golpe militar de 1964.
O Vox Populi é uma das empresas fundadoras da Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas), da qual faz parte até hoje. João Meira, cientista político e sócio do Vox Populi, é coordenador do Conselho de Opinião Pública da associação, órgão que debate boas práticas para a realização de levantamentos eleitorais.
O instituto geralmente faz pesquisas sobre intenções de voto abordando eleitores em suas casas. Nesses levantamentos, costuma ouvir entre 1.300 e 3.000 pessoas.
As pesquisas do Vox Populi têm margem de erro de 2 a 3 pontos percentuais, dependendo da amostra, e índice de confiabilidade de 95%. São financiadas por empresas, entidades, sindicatos, partidos políticos, veículos de comunicação e instituições acadêmicas.
O Vox Populi informou que quase nunca realiza pesquisas com recursos próprios.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.