Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro é refém do Congresso e Moro é uma figura insignificante, diz Lula

Do UOL, em São Paulo

01/02/2022 08h48Atualizada em 01/02/2022 14h04

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a dizer que Jair Bolsonaro (PL) é "refém do Congresso Nacional" e afirmou que o ex-juiz Sergio Moro é uma figura "insignificante" na política. Lula, pré-candidato às eleições de 2022, deu entrevista hoje à Rádio Super Tupi.

Para Lula, os deputados estão governando o Brasil usando recursos do chamado "orçamento secreto", emendas parlamentares usadas sem transparência, enquanto "Bolsonaro não tem feito nada a não ser ser refém do Congresso Nacional".

Ontem, durante seminário promovido pelo PT, Lula também criticou Bolsonaro e o acusou de ser o chefe do executivo "mais subserviente" ao Congresso Nacional da história do Brasil.

"É um presidente que disse que a política velha não ia mandar e que subordinou o seu mandato ao Congresso Nacional. Porque nunca desde a proclamação da República a gente sabe de algum momento na história em que um presidente esteve tão subserviente, esteve tão submisso ao Congresso Nacional. Não ao Congresso como um todo, mas ao Congresso com os partidos que lhe sustentam", afirmou Lula.

Bolsonaro é um acontecimento que jamais deveria ter acontecido. Uma mentira não cola duas vezes, e Bolsonaro já foi resultado da mentira em 2018.
Lula critica presidente Bolsonaro em entrevista à Rádio Super Tupi

O ex-presidente diz que Bolsonaro não tem proposta para o Brasil. "Na questão da saúde, é o [presidente] que menos cuidou. Ele ignora mais de 600 mil mortes [por covid-19] e diz que morrer criança é insignificante. Um homem sem sentimentos".

Questionado sobre o adversário Sergio Moro, que também disputará a corrida ao Palácio do Planalto em 2022, Lula afirmou não acreditar na terceira via "e nem que Moro tenha muito futuro na política".

"Ele é uma figura insignificante, é um deus de barro, construído para me prejudicar. Acho que ele vai ser medíocre como candidato."

Crítica a Bolsonaro

Lula também criticou no Twitter o presidente Jair Bolsonaro e comentou os resultados das pesquisas eleitorais que colocam o petista à frente dos demais candidatos.

"O que as pesquisas mostram é que o povo tá cansado do Bolsonaro. O povo está querendo realizar seus sonhos e esse governo é um pesadelo", escreveu o ex-presidente.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderou com folga todos os cenários eleitorais simulados pelas duas pesquisas de opinião divulgadas na última semana: a Modalmais/Futura Inteligência, publicada na quarta-feira (26), e a XP/Ipespe, divulgada na quinta (27).

Em ambas as pesquisas — que abordam a corrida eleitoral pela Presidência da República em 2022 —, os cenários de primeiro turno tiveram o presidente Jair Bolsonaro em segundo lugar. Lula ficou em primeiro em todas as simulações de segundo turno.