Topo

Esse conteúdo é antigo

Tarcísio de Freitas confirma disputa ao governo de SP e deixará ministério

Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao lado do presidente Jair Bolsonaro - Alan Santos/PR
Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao lado do presidente Jair Bolsonaro Imagem: Alan Santos/PR

Colaboração para o UOL, em Maceió

03/02/2022 18h31

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, confirmou que é candidato ao governo de São Paulo no pleito de outubro deste ano, e disse que deixará a pasta no final de março — além dele, pelo menos mais 10 ministros também devem entregar o cargo para disputar as eleições gerais.

Em entrevista à BandNews, Freitas disse que sua candidatura vai acontecer, mas reiterou que ainda não formou uma chapa, e negou que a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, vá disputar uma vaga ao Senado por São Paulo.

"Não tem nada definido. A única coisa definida é que, realmente, eu vou ser pré-candidato, vou sair do governo no final de março e vou concorrer às eleições de São Paulo. Não temos, ainda, nome de senador nem vice. Ainda vamos montar a chapa, que depende de uma série de coisas", declarou.

Segundo Tarcísio de Freitas, ele quer levar para São Paulo uma "configuração vitoriosa" e que partilhe dos mesmos "valores" que o governo Bolsonaro defende, "principalmente na configuração do governo, montagem de secretariado, privilégio da meritocracia e questão técnica".

Hoje, Jair Bolsonaro disse que 11 ministros devem deixar o governo em 31 de março para que possam disputar as eleições. Com isso, ele sinalizou que o senador Marcos Rogério (PL-RO) deve ir para algum ministério, "mas nada decidido ainda".

"Está previsto no momento que 11 ministros vão disputar eleição. Vamos ter ministérios-tampão", contou.

A candidatura de Tarcísio de Freitas ao governo de São Paulo foi idealizada por Jair Bolsonaro, que também já declarou publicamente o desejo de ver Damares disputar o Senado pelo estado. No mês passado, o mandatário disse que conversou com a ministra sobre o assunto, mas "ela ainda não se decidiu".

Posteriormente, Damares Alves reagiu à declaração de Bolsonaro e sinalizou que sua pretensão é de concorrer ao cargo de senadora pelo Amapá.