Topo

Esse conteúdo é antigo

Apoio do MBL é mais importante que o de partidos políticos, diz Moro

A aliança com Sergio Moro é parte de uma antiga busca do MBL para encontrar um nome na terceira via.  -  Divulgação/Kim Kataguiri
A aliança com Sergio Moro é parte de uma antiga busca do MBL para encontrar um nome na terceira via. Imagem: Divulgação/Kim Kataguiri

Colaboração para o UOL, em Brasília

03/02/2022 18h15

Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, o pré-candidato à Presidência da República, Sergio Moro (Podemos), afirmou hoje que o envolvimento de movimentos da sociedade civil, como MBL (Movimento Brasil Livre) e Vem Para Rua, pode ser mais importante para sua campanha que o apoio de partidos políticos.

"Trouxemos o MBL para o Podemos e atraímos o apoio do Vem Pra Rua. A aglutinação da terceira via vai se dar entre um projeto e a sociedade civil. E isso está se dando em torno do meu projeto. O MBL tem uma comunidade enorme, uma comunidade jovem. Esses apoios, muitas vezes, são mais relevantes que os dos partidos políticos", disse Moro durante evento do banco Credit Suisse.

Na semana passada Moro comemorou a filiação ao Podemos de líderes políticos ligados ao MBL, como Kim Kataguiri, Arthur do Val, Adelaide Oliveira e Rubinho Nunes.

"O MBL trabalha incessantemente para a construção de uma alternativa ao PT e a Jair Bolsonaro desde 2019, combatendo todas as hipocrisias, mentiras e desastres da maior quadrilha e do maior estelionatário eleitoral que esse país já viu", declarou a organização.

O MBL apoiou, em 2018, a candidatura de Jair Bolsonaro. A aliança teve fim em maio do ano seguinte, quando o movimento afirmou que as ideias de Bolsonaro estavam associadas ao autoritarismo.

Apoio de políticos

Sergio Moro afirmou ainda manter diálogo com lideranças de União Brasil, partido Novo e Cidadania. "Tenho apoio de indivíduos relevantes dentro desses partidos. É uma sinalização da vinda desses partidos ou de que teremos apoio robusto de partes de diversos partidos", declarou.

"O que a gente tem visto é que há muita preocupação com os projetos pessoais, com os projetos regionais. Então, ninguém está conseguindo fazer alianças no presente momento, nenhum dos partidos está conseguindo fazer isso", disse.

A declaração de Moro vem poucos dias depois de a Executiva Nacional do Podemos ter anunciado que autorizou as discussões com o Cidadania para a formação de federação nas eleições de 2022.

De acordo com o texto do comunicado, o Podemos vê sinergia entre a pré-candidatura do senador Alessandro Vieira e "o projeto liderado por Sergio Moro".