Topo

Mourão defende uso da força em favor da Ucrânia e compara Putin a Hitler

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

24/02/2022 12h33Atualizada em 24/02/2022 16h08

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, defendeu hoje (24) a soberania da Ucrânia, apoiou o uso da força na região para conter os russos e comparou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao ditador alemão nazista Adolf Hitler (1889-1945).

"O mundo ocidental tá igual ficou em [19]38 com o Hitler, na base do apaziguamento, e o Putin não respeita o apaziguamento", afirmou ele a jornalistas nesta manhã. "O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que respeita a soberania da Ucrânia."

A Rússia decidiu atacar o a Ucrânia, conforme anúncio feito por Putin, depois de quatro meses de tensão com o Ocidente.

Mourão afirmou que não é possível permitir que o governo russo invada o país vizinho, para não se repetir o que aconteceu na Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945.

"Se o mundo Ocidental deixar que a Ucrânia caia por terra, o próximo será a Moldávia. Depois, os estados bálticos, e assim sucessivamente, igual à Alemanha hitlerista fez no final dos anos 30."

O vice-presidente disse que sanções econômicas contra a Rússia são insuficientes para contornar o problema. Para ele, o método deve ser o uso da força.

Tem que haver uso da força, realmente um apoio à Ucrânia, mais do que está sendo colocado"
Hamilton Mourão, vice-presidente da República

Há alguns dias, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que Putin era uma pessoa de "paz". Mourão não quis responder sobre essa avaliação feita antes. "Não comento palavras do presidente."