Topo

Quem é Márcio Nunes de Oliveira, novo diretor da Polícia Federal

Diretores PF - Paulo Maiurino (à esq.) foi substituído por Márcio Nunes de Oliveira
Diretores PF Imagem: Paulo Maiurino (à esq.) foi substituído por Márcio Nunes de Oliveira

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

25/02/2022 16h40Atualizada em 25/02/2022 16h50

Recém-nomeado diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira era secretário-executivo do Ministério da Justiça e tido como braço direito do titular da pasta, Anderson Torres. Ele ocupará a vaga deixada por Paulo Maiurino, que foi convidado para chefiar a secretaria responsável pelo combate às drogas, a Senad.

Oliveira é delegado da PF. Ele assumiu da chefia da unidade regional da corporação em Brasília, uma das mais importantes do país, em 2018. Chegou ao cargo pelas mãos de Élzio Vicente da Silva, que havia sido escolhido para ser diretor de Combate ao Crime Organizado na gestão de Rogerio Galloro, em 2018

Discreto, Oliveira evita aparecer. Com isso, consegue andar sem ser muito assediado. Era comum vê-lo sair a pé da Superintendência da PF, no Setor Policial Sul de Brasília, para fazer um lanche à tarde na Enap (Escola Nacional de Administração Pública).

Ele ingressou na Polícia Federal em 2002, um ano depois de formar-se em direito. Dois anos depois, era chefe da repressão a drogas da corporação em Goiás. Entre 2011 e 2013, chefiou o serviço de inteligência contra tráfico de armas e crimes contra o patrimônio.

Em 2017, quando Élzio Vicente era chefe da PF em Brasília, tornou-se diretor-regional-executivo da unidade.

Oliveira tem pós-graduação lato sensu em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes.

Proximidade com Torres

A mudança significa que o comando da Polícia Federal vai ficar ainda mais próximo do ministro Torres. O titular da pasta da Justiça é delegado da PF, mas fontes da corporação viam a escolha de Maiurino como um aceno ao Judiciário, já que ele trabalhou em tribunais na capital federal.

Esta é a terceira troca no comando da corporação na gestão de Jair Bolsonaro (PL). O primeiro chefe da PF foi Maurício Valeixo, que ficou de janeiro de 2019 a abril de 2020. Ele foi substituído por Rolando Souza, que assumiu em abril de 2020 e saiu em abril de 2021. Maiurino entrou em seguida.