Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente do MDB diz que partido não fará federação partidária em 2022

MDB diz que seguirá na defesa da capacidade e viabilidade do nome da senadora Simone Tebet para o Palácio do Planalto - Reprodução
MDB diz que seguirá na defesa da capacidade e viabilidade do nome da senadora Simone Tebet para o Palácio do Planalto Imagem: Reprodução

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

03/03/2022 18h58

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, comunicou hoje aos diretórios estaduais, senadores e deputados federais que o partido não fará nenhuma federação partidária para as eleições de 2022.

A sigla deverá manter o diálogo com Luciano Bivar, presidente do União Brasil (que não tem nenhum nome colocado para a disputa pela Presidência da República), e com Bruno Araújo, presidente do PSDB, a fim de unificar uma candidatura ao Palácio do Planalto em torno da senadora Simone Tebet. A congressista, que lançou pré-candidatura ao Planalto no fim do ano passado, será a porta-voz do partido na propaganda partidária que vai ao ar este mês.

O anúncio por parte do MDB vem num momento em que tucanos da ala contrária à candidatura do governador de São Paulo João Doria (PSDB) à Presidência da República já se articulam, internamente, para apoiar a emedebista no pleito deste ano. Oficialmente, o PSDB anunciou federação com o Cidadania.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a senadora Simone Tebet (MDB) e o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi - Divulgação - Divulgação
O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a senadora Simone Tebet (MDB) e o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi
Imagem: Divulgação

Com o fim das coligações partidárias, que podiam variar de um Estado para outro, o TSE determinou que as federações devam ter abrangência nacional. Legendas que deixam suas federações antes do prazo mínimo de quatro anos ficam sujeitas a perder acesso ao fundo partidário.

Além de Tebet e Doria, 10 políticos sinalizaram que devem concorrer à Presidência da República neste ano (abaixo, por ordem alfabética).

  • Aldo Rebelo (sem partido);
  • Alessandro Vieira (Cidadania);
  • André Janones (Avante);
  • Ciro Gomes (PDT);
  • Felipe D'Ávila (Novo);
  • Jair Bolsonaro (PL);
  • Leonardo Péricles (UP);
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
  • Rodrigo Pacheco (PSD);
  • Sergio Moro (Podemos);

Leia a íntegra do que disse Baleia Rossi aos integrantes da sigla

"Amigos presidentes estaduais do nosso MDB,

O mês de março chegou, e será fundamental a articulação de cada um para a formação de nossas chapas de deputados, principalmente as de deputados federais.

A janela partidária abre amanhã e fecha dia 2 de abril, portanto temos que ficar atentos para a possível filiação de deputados que possam reforçar nosso partido e também atenção para a possibilidade de perdermos deputados para outras siglas.

O que precisarem dessa presidência nacional estarei à disposição. Respeitaremos as peculiaridades e conveniência de cada estado, mas estamos atentos com todos os movimentos.

Para dar segurança para cada presidente na sua estratégia de fortalecimento do partido, é importante salientar que não teremos federação com nenhum outro partido.

Portanto, vamos mostrar nossa força e vamos crescer novamente no parlamento e buscar uma grande vitória como conseguimos juntos em 2020 nas eleições municipais onde o movimento democrático brasileiro foi o grande vencedor.

Estamos trabalhando no fortalecimento da nossa pré-candidata à presidência, senadora Simone Tebet, para que ganhe, nos próximos meses, musculatura para esse grande desafio.

Continuamos o diálogo com outros partidos do centro democrático que compartilham do desejo de apresentar uma candidatura alternativa para o país.

A força do nosso MDB está em cada um dos estados.

Vamos trabalhar incansavelmente para a formação de chapas competitivas para elegermos mais de 50 deputados federais, mantermos a maior bancada no Senado e nas assembleias legislativas e aumentarmos nossos governadores e vices.

Juntos somos fortes.
Abraço e bom trabalho a todos."