Topo

Governo nomeia ex-advogado de Flávio Bolsonaro no Ministério da Justiça

Advogado Rodrigo Roca - Divulgação
Advogado Rodrigo Roca Imagem: Divulgação

Lucas Valença

Do UOL, em Brasília

09/03/2022 14h22Atualizada em 09/03/2022 15h34

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Anderson Torres, nomeou para o cargo de secretário nacional do consumidor o advogado Rodrigo Roca, ex-defensor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A nomeação de Roca, que defendeu o filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso das chamadas "rachadinhas" — quando o parlamentar fica ilegalmente com parte do salário dos servidores empregados em seus gabinetes — foi publicada na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União).

Para exercer a nova função, após ter seu ato de nomeação assinado pelo ministro da Casa Civil, o advogado se licenciou do escritório de advocacia do qual era sócio. Rodrigo Henrique Roca também precisou deixar o processo envolvendo o então deputado estadual Flávio Bolsonaro na semana passada.

Em novembro do ano passado, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou a decisão de primeira instância contra o senador, que havia sido tomada pelo juiz da capital fluminense Flávio Itabaiana.

Próximo ao ministro da Justiça, Anderson Torres, Roca também chegou a defender o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.

O UOL procurou o advogado por meio do telefone, mas não conseguiu localizá-lo para comentar a nomeação.