Topo

Esse conteúdo é antigo

Wálter Maierovitch: 'Se Arthur do Val não for cassado, será uma vergonha'

09/03/2022 09h10

O deputado estadual Arthur do Val (sem partido) corre risco de ser cassado, depois do vazamento de um áudio sobre mulheres ucranianas. O jurista Wálter Maierovitch, colunista do UOL, participou hoje do UOL News e explicou que isso deve acontecer porque houve quebra de decoro parlamentar.

"Ele foi indecoroso, além de desrespeitoso. O ponto para cassação é o decoro. Se ele não for cassado, vai ser uma vergonha, efetivamente, para o parlamento", afirmou Maierovitch.

O colunista também avaliou que do Val poderia, em tese, responder criminalmente pelo que disse: "No Brasil, esse crime precisa ser apurado. O Ministério Público já está tratando disso. É complicado no princípio da territoriedade. Ele disse isso fora do Brasil, mas repercutiu aqui, então se consumou aqui. E sobre tipificação, precisa se debruçar melhor. Mas existe uma ofensa grave contra as mulheres. Então existe um arcabouço legal, passando por perturbação, assédio... Em tese, tem essa possibilidade de enquadramento. Esse tipo de ofensa e postura atinge o universo feminismo e o grau de civilidade."

Arthur do Val divulgou uma carta para a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) na qual pediu para não ser cassado. Disse que este é seu "último ano" na Casa e que não se candidatará a deputado estadual novamente. Mas, nas redes sociais, ele afirmou que deve ser cassado "em tempo recorde".

Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia e mais notícias no UOL News: