Topo

Ana Amélia Lemos: Alckmin beneficia muito mais Lula ao aceitar ser vice

Colaboração para o UOL

23/03/2022 10h22

A ex-senadora e atual secretária de Relações Federativas do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos (PSD-RS), disse hoje durante uma entrevista ao UOL News que o fato do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin se filiar ao PSB irá beneficiar muito mais o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que ele próprio.

"Essa decisão beneficiou muito mais o capital político da disputa para Lula do que para Alckmin. Conheço a integridade da figura humana de Geraldo Alckmin, mas, nesse caso específico de aceitar o convite para ser vice do Lula, ele empresta um serviço maior e beneficia muito mais o Lula do que a sua base eleitoral".

Vale lembrar que nas eleições de 2018, Ana Amélia foi a candidata a vice-presidente na chapa de Alckmin à Presidência da República. Hoje, ao ser perguntada se ela iria caminhar junto com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab em direção a Lula, a ex-senadora disse que não, e que tem que haver respeito às decisões regionais.

"Kassab terá que respeitar as posições regionais tomadas de acordo com a realidade político-partidária das regiões. Veja o Paraná, o governador Ratinho já anunciou apoio à reeleição de Bolsonaro. Já Otto Alencar, do PSD da Bahia, estará com o Lula na candidatura. A variedade é grande".

Ao finalizar, a ex-senadora disse que não está entre Lula, nem Bolsonaro, e que ainda acredita na terceira via da política. "Quando o nome de Eduardo Leite (PSDB) apareceu, houve uma grande excitação. Ele é um candidato competitivo, com capacidade de verbalizar, tem empatia e outras coisas que hoje faltam na política brasileira. Eu penso que a terceira via não esgotou ainda. Acredito que como Deus é brasileiro, pode haver algum milagre nessa caminhada".