Topo

Esse conteúdo é antigo

Flávio Dino: 'Alckmin é como carta ao povo brasileiro para o Lula de 2022'

24/03/2022 08h53

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), participou do UOL News na manhã desta quinta-feira (24) e afirmou que Geraldo Alckmin deve ser anunciado como candidato a vice-presidente de Lula (PT) em abril. De acordo com ele, o ex-tucano funcionará como uma nova versão da "carta ao povo brasileiro", texto usado na campanha eleitoral de 2002.

"A eleição tem símbolos que são uma forma de exercício da persuasão eleitoral. A presença de alguém mais centrista, de outra vertente, ajuda a somar no sentido de agregar e qualificar a pré-candidatura. Creio que ele traz votos na medida que simboliza outros segmentos sociais que vão se sentir confortáveis. Alckmin é quase uma carta ao povo brasileiro. Ele está para o Lula de 2022 como a carta ao povo brasileiro esteve para o Lula de 2002. Funciona como um sinal positivo de agregação", declarou Dino, que elogiou o discurso de Alckmin na filiação ao PSB, um dia antes.

Dino afirmou que Alckmin se alia a uma "união progressista" e considera que ele não é um político de direita.

"Ele é um herdeiro das boas tradições do PSDB, com quem sempre dialoguei. De modo que considero excessivo o colocar como de direita. Considero que ele é um sinal de ampliação de segmentos que dialogam com a candidatura de Lula. A resposta ao extremismo deve ser o centrismo. Quanto mais centrista for a candidatura do Lula, melhor para o Brasil, para quem sabe vencer em primeiro turno", analisou Dino.

O governador também analisou a dúvida sobre quem será o candidato ao governo de São Paulo: Fernando Haddad (PT) ou Márcio França (PSB). Segundo ele, tudo está indefinido ainda.

"Assim como França pode ceder para o Haddad, o Haddad pode ceder para o França. É um debate em curso. O que acho importante é mantê-lo. Temos até o final do prazo de convenções. Mas sei que essa união vai sair", apostou Dino.