Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

Maierovitch: decisão do TSE sobre Lolla foi tiro no pé da própria Justiça

Colaboração para o UOL

28/03/2022 10h06

O colunista do UOL Wálter Maierovitch disse hoje em entrevista ao UOL News que a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de proibir manifestações político-eleitorais durante os shows do festival Lollapalooza "foi tiro no pé da própria Justiça".

Segundo o jurista, é um comportamento que coloca as decisões da Justiça sob suspeita e a desacredita. "Como ela [Justiça] decide assim, se os jornais estão mostrando o outro lado? Justiça Eleitoral é para estabelecer a chamada 'park condition', ou seja: a igualdade de tratamento dentro dos limites constitucionais".

Ao falar sobre a decisão do ministro Raul Araújo, Maierovitch afirmou que o mediador confundiu um ato de protesto com propaganda.

"Propaganda política é uma coisa diferente, tem todo um conjunto de técnicas para se induzir, se convencer e estimular. Isso foi uma confusão", acrescentou.

TSE x Lollapalooza

Após manifestações contrárias ao governo no Lollapalooza, Jair Bolsonaro entrou com uma ação no TSE, alegando propaganda política antecipada.

Em vista disso, o TSE definiu uma multa de R$ 50 mil àqueles que se manifestarem. O pedido de Jair Bolsonaro à Corte Eleitoral ocorreu logo após Pabllo Vittar carregar uma bandeira com a foto do ex-presidente Lula (PT), em seu show no Lollapalooza.

O TSE informou que "a manifestação exteriorizada pelos artistas durante a participação no evento caracteriza propaganda político-eleitoral".