Topo

Vereadores negam entrega de título de cidadã de Macapá a Damares Alves

Ex-ministra da Damares Alves se filiou ao Republicanos - Alan Santos/PR
Ex-ministra da Damares Alves se filiou ao Republicanos Imagem: Alan Santos/PR

Do UOL, em São Paulo

31/03/2022 15h27

A Câmara de Macapá negou hoje, por 14 votos a 4, a entrega do título de cidadã de Macapá à ex-ministra Damares Alves (Republicanos). Cinco parlamentares se ausentaram da votação, que ocorreu em sessão ordinária após o vereador Karlyson Rebolça (PRTB), autor da proposta, conseguir aprovar na Casa um requerimento de regime de urgência para a apreciação.

A rejeição da entrega da honraria à ex-chefe da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos ocorre no mesmo dia que ela chega ao estado do Amapá para fazer um pronunciamento a respeito de sua candidatura nas eleições de outubro deste ano.

A fala de Damares será em um evento político do Movimento Cristão Conservador, chamado "Deus, Pátria, Família e Liberdade".

"O objetivo do evento é reunir lideranças cristãs, conservadores e direitistas do Amapá, para uma discursão (sic) sobre o futuro político do estado e o projeto político encabeçado pelo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, para as eleições deste ano", diz nota divulgada pelo movimento.

Damares deixou o comando do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos hoje para concorrer a uma vaga da Câmara. Ela foi substituída por Cristiane Britto, secretária nacional de Políticas para as Mulheres. Filiada ao Republicanos, ela mudou hoje seu domicílio eleitoral para o Distrito Federal (DF).

Antes, havia um desejo do presidente Jair Bolsonaro (PL) para que Damares Alves fosse candidata ao Senado, mas Brasília já conta com uma candidata forte para a única vaga na Casa representativa dos estados, a da também ex-ministra da Secretaria de governo Flávia Arruda (PL).