Topo

Esse conteúdo é antigo

Gabriel Monteiro agradece colegas por adiarem decisão no Conselho de Ética

Vereador Gabriel Monteiro - Divulgação/Câmara do Rio
Vereador Gabriel Monteiro Imagem: Divulgação/Câmara do Rio

Rai Aquino

Do UOL, em São Paulo

31/03/2022 21h34Atualizada em 31/03/2022 22h29

O vereador do Rio de Janeiro Gabriel Monteiro (sem partido) agradeceu aos colegas do Conselho de Ética da Câmara carioca por adiarem a análise de um de seus casos no colegiado. O youtuber e ex-PM agora é alvo de denúncias de assédios sexual e moral, estupro, manipulação de vulnerável e desvio de função de funcionários, por causa de reportagem exibida pela TV Globo.

"Agradeço ao Conselho de Ética que não fez uma Santa inquisição. Muito obrigado, Conselho de Ética, por ir contra um julgamento de exceção", disse Gabriel em sessão na Câmara.

Foi a primeira vez que o vereador, que costuma participar virtualmente das sessões, falou na Casa desde as novas denúncias, feitas no domingo (27).

O Conselho de Ética se reuniu na terça-feira (29) para analisar o novo caso do vereador. Ainda não há uma denúncia formal no colegiado com as denúncias exibidas pela reportagem. O grupo, no entanto, votou por adiar uma possível abertura de representação contra ele. A nova reunião está marcada para a próxima terça (5).

Um dos motivos alegados pelos vereadores para adiar a decisão foi a necessidade de buscar mais informações sobre as ações que correm no MPRJ (Ministério Público do Rio) e na Polícia Civil sobre o caso.

"Não encontraram uma prova até agora. Faço um desafio a qualquer pessoa: pode me interpelar a hora que quiser, com câmera na cara, que vou provar toda essa covardia", afirmou Monteiro.

Na segunda (28), o MPRJ abriu um inquérito civil pelo uso da imagem de uma criança em um dos vídeos divulgados pelo vereador em suas redes sociais. Já a Polícia Civil investiga o vazamento de um vídeo íntimo entre Monteiro e uma menor.

Falta a depoimento

No mesmo momento em que discursava na Câmara do Rio, Gabriel era esperado para um depoimento na Deam (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) de Jacarepaguá, na zona oeste carioca, sobre o vazamento do vídeo.

Procurada pelo UOL, a assessoria do vereador disse, em nota, que ele não chegou a ser intimado para prestar depoimento. A nota diz ainda que o advogado de Monteiro entrou em contato com a delegacia e foi informado "que provavelmente manteria o mesmo horário no dia seguinte (para o depoimento), que só dependeria de confirmação".

Em seu perfil no Twitter, o vereador afirmou que o depoimento "está marcado para amanhã (sexta-feira)".

Também nesta quinta-feira (31), o Conselho de Ética da Câmara do Rio iria ouvir a titular da Deam de Jacarepaguá, a delegada Giselle do Espírito Santo, mas a reunião foi cancelada. Uma nova data será marcada.

Considerado polêmico por causa de vídeos de suas ações que divulga nas redes sociais, Gabriel Monteiro já é alvo de sete representações no Conselho de Ética da Câmara do Rio. As denúncias exibidas pela Globo ainda não são objeto de investigação pelo colegiado.