Topo

Bolsonaro diz que apoiador 'tem que amadurecer' por não saber de política

Reprodução/Youtube/Foco do Brasil
Imagem: Reprodução/Youtube/Foco do Brasil

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

06/04/2022 10h23Atualizada em 06/04/2022 11h20

O presidente Jair Bolsonaro deu uma bronca hoje em um apoiador no cercadinho do Palácio da Alvorada e sugeriu que ele aprendesse mais sobre política antes de pensar em se lançar candidato pelo PL, partido do chefe do Executivo federal.

O diálogo ocorreu durante a interação que Bolsonaro costuma ter com fãs e militantes na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial do governante, em Brasília, todas as manhãs.

Apresentando-se como recém-filiado ao PL em Goiás, o apoiador declarou ao presidente que pretendia concorrer a um cargo público, mas que passaria antes por uma "sabatina". Bolsonaro reagiu em tom de irritação e sugeriu então que ele deveria "amadurecer um pouquinho para falar em campanha".

Em tese, para participar das eleições, não há exigência alguma de sabatina nos diretórios regionais. Os candidatos são definidos de acordo com costuras políticas e análise das fichas dos filiados.

"Com todo respeito a você, tem que amadurecer um pouquinho a mais para falar em campanha. Ainda mais agora que diminuiu bastante o número de candidatos."

A redução no número de concorrentes a cargos eletivos foi uma das iniciativas propostas pela lei que trata das sobras eleitorais, aprovada no Congresso em julho do ano passado.

Bolsonaro disse ainda não se envolver em disputas locais e não "entrar em campanha". "Se não, eu não trabalho. Eu não trabalho, não consigo produzir nada para o Brasil. Imagina eu negociando bancada em cada estado. É difícil da minha parte, impossível fazer isso aí."