Topo

Esse conteúdo é antigo

STF cobra Seape sobre supostas inconsistências em tornozeleira de Silveira

Daniel SIlveira ri e aponta para tornozeleira em foto - Reprodução/Twitter/vlogdolisboa
Daniel SIlveira ri e aponta para tornozeleira em foto Imagem: Reprodução/Twitter/vlogdolisboa

Do UOL, em São Paulo

12/04/2022 17h48

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, insistiu, por meio de despacho, em cobrar para que a Seape (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) do Distrito Federal informasse sobre possíveis inconsistências na tornozeleira eletrônica usada pelo deputado federal Daniel Silveira (PTB). O documento ainda solicita um relatório completo do monitoramento, desde que Silveira passou a usar o equipamento, no dia 31 de março.

O prazo dado por Moraes para a resposta da secretaria foi de 24 horas.

A defesa do deputado solicita a substituição do equipamento e chegou a pedir a suspeição de ministros do STF, exceto Nunes Marques e André Mendonça, indicados pelo presidente Jair Bolsonaro.

Entenda o caso

Daniel Silveira ameaçou a integridade física dos ministros do Supremo no ano passado e desde então tem tido problemas na justiça por conta disso. Está marcado para o próximo dia 20 o seu julgamento e a apuração do UOL mostrou que no tribunal a condenação dele é dada como certa.

A tendência é que o pedido de suspeição seja levado para o plenário antes do julgamento de Daniel Silveira e que seja rejeitado.

Nunes Marques, indicado por Bolsonaro, é o revisor das decisões do caso e, por isso, as chances dele pedir vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso e atrasar a eventual condenação são pequenas, diferentemente de André Mendonça, que, nesta semana, pediu vista por duas vezes em julgamentos da chamada "pauta verde".